OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Nº 1924 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS MACABEUS - 10 de Fevereiro de 2014

 

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

10 de Fevereiro de 2014

Nº 1924  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

Nº 1924

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

1º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus

SIMÃO, irmão de Judas Macabeu

Simão

Simão, Sumo sacerdote,

irmão de Matatias, Jónatas e João e filho de MATATIAS

15 – RECONHECIMENTO PELAS NAÇÕES ESTRANGEIRAS

Antíoco, filho de Demétrio, escreveu, desde as ilhas marítimas uma carta a Simão, sacerdote e chefe dos judeus,e a todo o povo. O teor da carta era o seguinte: «O rei Antíoco a Simão, sumo sacerdote e príncipe, e ao povo judeu, saúde! Alguns homens perversos apoderaram-se do reino dos meus pais, mas quero reavê-lo e restabelecê-lo como foi outrora . Organizei, pois, um poderoso exército e mandei construir navios de guerra. Quero entrar no país, para me vingar daqueles  que o devastaram e assolaram inúmeras cidades. Pela presente carta, confirmo-te todas as isenções, outorgadas pelos meus reais predecessores, e todas as dádivas  que eles te fizeram. Dou-te permissão para cunhar uma moeda especial para o teu país. Quero que Jerusalém e os lugares santos gozem de liberdade! Todos os armamentos que mandaste fazer  e todas as fortalezas que construíste que estão em teu poder, podes guardá-los. Quero que te sejam perdoadas , desde agora e para sempre, as dívidas que deves ou deverás ao tesouro real. Quando tivermos entrado na posse  do nosso reino, cumular-te-emos de grandes honras, a ti, ao teu povo, e ao templo, de maneira que a vossa glória ficará célebre em toda a terra».

No ano cento e setenta e quatro, Antíoco  entrou no reino dos seus pais, e todas as tropas se lhe ajuntaram, de modo que foram poucos  os que ficaram com Trifon. Este, perseguido por Antíoco, refugiou-se em Dora, perto da costa do mar, porque sabia que o mal que o ia atingindo e que o seu exército o abandonava. Antíoco cercou Dora com cento e vinte mil homens e oito mil cavaleiros. Cercaram a cidade, por mar e por terra, e apertaram o cerco, sem deixarem sair ou entrar ninguém, Nessa ocasião Numénio e os seus companheiros voltaram de Roma com cartas dirigidas aos reis e aos povos,do seguinte teor:

«Lúcio, cônsul romano, ao rei Ptolomeu, saúde! Os embaixadores enviados  por Simão, sumo sacerdote, e pelo povo judeu, como amigos e aliados, vieram ter connosco para renovar a antiga amizade e a aliança. Trouxeram-nos, ao mesmo tempo, um escudo de ouro de mil minas. Resolvemos, então escrever aos reis e aos países, para que não lhes causem dano, nem lhes façam guerra, a eles, às suas cidades, ou aos seus campos, e nem se aliem com os seus inimigos. Ficamos satisfeitos em aceitar o escudo que nos trouxeram. Se alguns judeus desertores se refugiaram junto de vós, entregai-os ao sumo sacerdote Simão, para que ele os castigue, segundo a sua lei».

Idêntica carta foi enviada ao rei Demétrio, a Átalo, a Ariarates, a Arsaces e a todos os países, a Lampsamo, aos espartanos, a Delos, a Mindo, a Siciónia, a Cária, a Samos, a Panfília, a Lícia, a Helicarnasso, a Rodes, a Fasélides, a Cós, a Siden, a Arado, a Gortine, a CnidoChipre e a Cirene. E uma cópia destas foi enviada a Simão, sumo sacerdote. O rei Antíoco continuou a cercar Dora, oprimiu-a por todo os lados, construiu máquinas de guerra e cercou Trifon, de modo que ele não podia sair nem entrar. Por sua vez Simão enviou dez mil homens escolhidos, a fim de combaterem ao lado dele, com  prata, ouro e muitos equipamentos. Mas o rei não quis aceitar, antes revogou todos os tratados feitos ao principio, e tornou-se-lhe hostil. Enviou-lhe Atenóbio, um dos seus amigos, para lhe comunicar o seguinte: «Ocupaste Jope e Gazara, cidades do meu reino, e também a cidadela de Jerusalém. Assolastes o território, devastastes gravemente o país e apoderaste-vos de  numerosas localidades do meu reino. Portanto, ou me entregais as cidades que ocupastes e os tributos  das regiões que conquistastes, fora das fronteiras da Judeia, ou então, em troca, pagareis quinhentos talentos de prata por aquelas cidades e outros quinhentos talentos  pelas perdas causadas  e pelas rendas das cidades; de contrário, iremos guerrear-vos».

Atenóbio, amigo do rei, chegou, pois, a Jerusalém, e vendo as honras prestadas a Simão, o armário com as taças de ouro e prata, a sua habitação faustosa, ficou maravilhado. Referiu a Simão as palavras do rei, e Simão respondeu: «Não foi uma terra estrangeira que conquistámos, nem uma propriedade que não fosse nossa, mas unicamente a herança de nossos pais, injustamente usurpada  durante algum tempo, pelos nossos inimigos. Chegou a hora de nós a reivindicarmos . Pelo que toca a Jope e a Gazara, que tu reclamas, e que fizeram tanto mal ao nosso povo, devastando o país, estamos dispostos a pagar cem talentos».

Atenóbio nada respondeu, mas voltou cheio de ira para junto do rei, repetindo-lhe esta resposta e contando-lhe o fausto de Simão e tudo o que tinha visto, pelo que  rei se enfureceu sobremaneira. Por esse tempo, Trifon fugiu num navio para Ortosíada. O rei nomeou então Cendebeu governador da costa marítima e entregou-lhe tropas de infantaria e de cavalaria, ordenando-lhe que marchasse contra a Judeia, reconstruísse Cedron, fortificasse os acessos e atacasse o povo judeu; entretanto, o rei foi em perseguição de Trifon. Chegado a Jania, Cendebeu começou a importunar o povo judeu, a lançar ataques na Judeia, fazendo grande número de prisioneiros e mortos. Construiu Cedron e colocou nela infantes e cavaleiros para fazerem incursões pela Judeia, como lhe ordenara o rei.

 

.Simão

Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu

(Texto do 1º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

10 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1922 - (41-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 10 de Fevereiro de 2014 - 6yº ano

Nº 1922  -  (41-14)

10  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125 

ESCOLÁSTICA, Santa

Virgem e irmã de S. Bento  -  (547)

Memória do sepultamento de Santa ESCOLÁSTICA, virgem, irmã de S. Bento que consagrada a Deus desde a infância, tinha com o seu irmão a mesma comunhão com  Deus, de forma, que uma vez ao ano se encontravam em Montecassino, na Campânia, região da Itália, passando todo o dia nos louvores divinos e em santos colóquios.

CARALAMPO, PORFÍRIO, DAUTO e três mulheres, Santos

Mártires - (séc. III)

Em Magnésia, na província romana da Ásia, na actual Turquia, os santos CARALAMPO, PORFÍRIO, DAUTO e 3 mulheres, mártires no tempo do imperador Septímio Severo.

ZÓTICO e AMÂNCIO, santos

mártires (séc III/IV)

Na Via Labicana, a dez milhas de Roma, os santos ZÓTICO e AMÂNCIO, mártires.

SILVANO, Santo

Bispo  -  (séc. IV)

Perto de Terracina, na Campânia, hoje no Lázio, região da Itália, São SILVANO, bispo.

TROIANO, Santo

Bispo  -  (550)

Em Saintes, na Aquitânia, na actual França, São TROIANO, bispo.

PROTÁDIO, santo

Bispo – (624)

Em Besançon, na Borgonha, hoje também na França, São PROTÁDIO, bispo

AUSTREBERTA, Santa

Virgem e abadessa  -  (704)

No território de Rouen, na Nêustria, também em França, Santa AUSTREBERTA, virgem e abadessa, que dirigiu piedosamente o mosteiro de Pally pouco antes fundado pelo bispo Santo AUDENO.

GUILHERME, Santo

Eremita  -  (1157)

Na gruta chamada Stábulum Rhódis, perto de Grosseto, na Toscana, região da Itália, São GUILHERME, eremita de Malavalle, cujo exemplo deu origem a muitas Congregações de Eremitas.

HUGO, Beato

Abade  na Bélgica, actualmente -  (1163)

No mosteiro premonstratense de Fosses, perto de Namur, na Lotaríngia, o Beato HUGO, abade, cujo mestre, São Norberto, entretanto eleito bispo de Madgeburgo, lhe confiou a organização da nova Ordem, que ele governou com grande sabedoria durante trinta e cinco anos.

CLARA, Santa

Viúva - (1324 ou 1329)

Em Rimini, na Flamínia, actualmente na Emília-Romanha, região de Itália, Santa CLARA, viúva, que expiou com penitência, mortificação da carne e jejuns a anterior vida licenciosa e, reunindo-se num mosteiro com outras companheiras, serviu o Senhor em espírito de humildade.

PEDRO FREMOND e 6 companheiras

CATARINA e MARIA LUÍSA DU VERDIER DE LA SORINIÉRE, irmãs;

LUÍSA BESSAY DE LA VOÛTE; MARIA ANA HACHER DU BOIS;

e LUÍSA POIRIER, esposa, Beatos

Mártires  -  (1794)

Em Avrillé, perto de Angers, a França, os beatos PEDRO FREMOND e 6 companheiras CATARINA e MARIA LUÍSA DU VERDIER DE LA SORINIÉRE, irmãs; LUÍSA BESSAY DE LA VOÛTE; MARIA ANA HACHER DU BOIS; e LUÍSA POIRIER, esposa, mártires, que durante a revolução Francesa foram fuzilados por causa da sua fidelidade à Igreja católica.

JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO, Beato

Mártir  -  (1927)

Em Cotija, no México, o Beato JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO, mártir.

EUSÉBIA PALOMINO YENES, Beata

Virgem - (1935)

Em Valverde del Camino, perto de Huelva, na Andaluzia, região de Espanha a Beata EUSÉBIA PALOMINO YENES, virgem do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que, dando testemunho insigne de humildade, sem ostentação alguma, com grande espírito de abnegação alcançou nos serviços mais humildes os mais sublimes dons da graça.

LUÍS STEPINAC, Beato

Arcebispo  -  (1960)

Na cidade de Krasic, na perto de Zagreb, na Croácia, o Beato LUÍS STEPINAC, arcebispo de Zagreb, que se opôs audazmente a doutrinas que ofendiam a fé e a dignidade humana, até que, pela sua fidelidade à Igreja, foi detido muito tempo no cárcere e, enfraquecido pela doença, terminou o seu insigne episcopado.

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 008 miscelania 006

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 007

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

VideoBar

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

SITI CATTOLICI ITALIANI