OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nº 1925 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS MACABEUS - (16) - 11 de Fevereiro de 2014

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

11 de Fevereiro de 2014

Nº 1925  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

Nº 1925

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

1º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus

SIMÃO, irmão de Judas Macabeu

Simão

Simão, Sumo sacerdote,

irmão de Matatias, Jónatas e João e filho de MATATIAS

16 – DERROTA DE CENDEBEU

Subindo João, de Gazara a Jerusalém, veio anunciar a seu pai o que fazia Cendebeu. Simão chamou, então, os seus dois filhos mais velhos, João e Judas, e disse-lhes: «Eu, os meus irmãos e a casa de meu pai, temos resistido aos inimigos de Israel desde a nossa juventude até ao dia de hoje, e temos tido a dita de libertar muitas vezes a nação. Mas já estou velho, enquanto vós, graças a Deus, tendes a idade necessária. Tomai, pois, o  meu lugar e o do meu irmão, ide combater pela nossa raça  e que o socorro do céu esteja convosco». João recrutou, no país, vinte mil combatentes e cavaleiros, os quais marcharam contra Cendebeu e acamparam junto de Modin. Levantando-se ao romper da aurora, avançaram pela planície e viram um exército numeroso de infantes  e de cavaleiros, que vinham contra eles. Só uma torrente separava os dois exércitos. João dispôs os seus homens frente ao inimigo, mas, verificando que eles temiam passar o caudal, atravessou-o primeiro, e todos lhe seguiram o exemplo.  Dividiu o seu exército e colocou os cavaleiros entre os infantes, porque a cavalaria inimiga  era numerosa. Fizeram soar as trombetas sagradas . Cendebeu e os seus homens foram derrotados; muitos deles pereceram ao fio da espada e os que escaparam com vida refugiaram-se a fortaleza. Judas, irmão de João, foi ferido, mas João perseguiu o inimigo até Cedron, construída por ele. Muitos fugiram para as torres construídas na campina de Azot, mas ele incendiou-as e pereceram  cerca de dois mil homens. Depois disto, João voltou em paz para a Judeia.

Morte de SimãoPtolomeu, filho de Abobo, fora nomeado comandante da planície de Jericó. Possuía muito ouro e prata, porque era genro do sumo sacerdote. O seu coração ensoberbeceu-se e resolveu tornar-se senhor do país. Maquinou, pois, uma traição contra Simão e os seus filhos para se livrar deles. E no undécimo mês, isto é, no mês de Sabat, do ano cento e setenta e sete, quando ele percorria as cidades do país, para zelar os seus interesses,Simão desceu a Jericó com os seus filhos, Matatias e Judas. O filho de Abobo recebeu-os perfidamente, numa pequena fortaleza, chamada Doc, que tinha construído. Ofereceu-lhes um grande banquete mas ocultou nela os seus homens. E, quando Simão e os seus filhos ficaram ébrios, Ptolomeu e os seus companheiros levantaram-se, tomaram as suas armas, lançaram-se sobre Simão e mataram-no na sala do banquete, juntamente com os seus dois filhos e alguns dos seus servidores. Isto foi numa grande traição que se cometeu em Israel, pagando o bem com o mal. Ptolomeu escreveu ao rei, para o informar, pedindo-lhe que lhe enviasse tropas em seu socorro, a fim de entregar  nas suas mãos a região e as cidades. Enviou outros a Gazara para que matassem a João, e escreveu aos chefes do exército para que se juntassem a ele, pois dar-lhes-ia prata, ouro e presentes. Enviou outros emissários para que se apoderassem de Jerusalém e da montanha santa. Porém, um homem antecipou-se e veio a Gazara avisar João que o seu pai  e os seus irmãos tinham perecido e que Ptolomeu enviara também assassinos  para lhe tirar a vida, e matou-os, pois sabia perfeitamente quais eram as suas intenções. As outras palavras de João, as suas guerras, os feitos que realizou com singular valo e a reedificação das muralhas, tudo isso está escrito nos anais do seu pontificado desde o tempo em que se tornou sumo sacerdote, depois de seu pai Simão.

 

.Simão

Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu

João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Último Texto do 1º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

11 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1923 - (42-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 11 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1923  -  (42-14)

11  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125

NOSSA SENHORA DE LURDES

Festividade – Aparição (1858)

Nossa Senhora de Lourdes que, quatro anos depois da proclamação da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, a humilde jovem Santa MARIA BERNARDA (Bernardete) SOUBIROUS viu várias vezes na gruta de Massabielle, nos montes Pirenéus, junto das margens do rio Gave, perto de Lourdes, França; por isso ali acorrem piedosamente multidões de fiéis.

SOTER, Santa

Virgem e mártir  -  (304)

Em Roma, junto à Via Ápia, no cemitério dedicado ao seu nome, Santa SOTER, virgem e mártir, que, como refere Santo Ambrósio, preferindo a fé à nobreza familiar e às honras humanas, não obedeceu à ordem de imolar as ídolos nem se perturbou com os ultrajantes insultos, nem temeu a condenação à morte ao fio da espada.

VÁRIOS MÁRTIRES SANTOS

(início do séc. IV)

A comemoração de VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES, que foram presos na Numídia, na hodierna Argélia, durante a perseguição do imperador Diocleciano e, porque se recusaram a entregar as divinas Escrituras, conforme ao édito do imperador morreram torturados com cruéis suplícios.

CASTRENSE, Santo

Mártir  -  (data incerta)

Em Volturno, na Campânia, região da Itália, São CASTRENSE, mártir.

SECUNDINO, Santo

Bispo – (séc. V/VI)

Na Apúlia, também na Itália, São SECUNDINO, bispo.

SEVERINO, Santo

Abade – (séc. VI)

Em Château-Landon, na Gália, actualmente na França, São SEVERINO, abade de Agaune.

GREGÓRIO II, Santo

Papa – (731)

Em Roma, o sepultamento de São GREGÓRIO II, papa, que no tempo calamitoso do imperador Leão o Isáurico, defende a Igreja e o culto das sagradas imagens e enviou São BONIFÁCIO a anunciar o Evangelho na Germânia.

PASCOAL I, Santo

Papa  -  (824)

Também em Roma, o sepultamento de São PASCOAL I, papa, que trasladou das catacumbas muitos corpos de santos mártires e os fez colocar honorificamente em diversas igrejas da cidade.

ARDÃO, Santo

Abade - (1066)

Na Borgonha, a actual França, Santo ARDÃO, abade de Tournus.

PEDRO MALDONADO, Santo

Presbitero e mártir  -  (1937)

Em Chihuáhua, no México, São PEDRO MALDONADO, presbítero e mártir, que durante a perseguição, foi preso quando administrava o sacramento na Eucaristia e, com um golpe mortal na cabeça, mereceu alcançar o glorioso triunfo.

TOBIAS, (Francisco) BORRÁS ROMEU, Santo

Religioso  -  (1937)

Religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus e mártir, que,m durante a perseguição religiosa, consumou o glorioso martírio

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 008 miscelania 006

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 007

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.