OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nº 1926 - 2ªPÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 2º LIVRO DOS MACABEUS - Introdução e CAP I - 12 de Fevereiro de 2014

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

12 de Fevereiro de 2014

Nº 1926  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1926

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

INTRODUÇÃO

Diz-nos o autor que compendiou num só livro os cinco livros que escreveu um judeu helenista, até hoje desconhecido, Jasão de Cirene.

Difere muito do antecedente (cujo último capítulo foi publicado aqui ontem 11-2-2014) – do qual não é continuação. Além de ter sido escrito em grego, e em estilo diferente,revela, logo no Prefácio, um grande cuidado  com os efeitos literários, de acordo com a retórica grega.

Ao passo que o 1º livro dos Macabeus narra os acontecimentos históricos e políticos – não deixando, contudo, de se referir à protecção divina –, este segundo livro aproveita os mesmos acontecimentos  para edificar e instruir religiosamente chamando a atenção do povo para a santidade do Templo e da Lei.

Os seus ensinamentos teológicos sobre a criação e acerca da ressurreição dos corpos, são verdadeiramente admiráveis. E digna de especial menção são também as suas revelações sobre o sacrifício pelos defuntos e a eficácia da oração dos santos pelos vivos.

RESUMO

PRÓLOGO

Primeira Epístola (1, 1-9).

Segunda Epístola (1, 10-2, 18).

Prefácio (22, 19-3)

PRMEIRA PARTE

A perseguição religiosa de Antíoco (3-7).

Preservação do Templo (3).

Onías, pontífice (4).

Matanças de Antíoco em Jerusalém (5).

A perseguição religiosa (6).

Martírio dos sete irmã (7).

SEGUNDA PARTE

História de Judas Macabeu (8-15).

Primeiras vitórias do Macabeu (8).

Morte de Antíoco (9).

Purificação do Templo e novas vitórias do Macabeu (10).

Paz entre os sírios e os judeus (11).

Vitória do Macabeu sobre os povos vizinhos (12).

Guerra e paz entre Antíoco Eupator e Judas Macabeu (13).

Demétrio, rei da Síria, declara guerra ao Macabeu (14)

Nicanor, general dos sírios, é vencido por Judas Macabeu (15, 1-37)

EPÍLOGO

Considerações do autor (15, 38-40).

1  -  CARTA DOS JUDEUS AO EGIPTO

Saúde aos nossos irmãos judeus que estão no Egipto. Os irmãos judeus residentes em Jerusalém e no país de Judá, desejam-lhes paz e felicidade. Deus vos cubra de bens, e que Ele Se lembre da Sua aliança com Abraão Isaac e Jacob, Seus fiéis servidores. Que Ele disponha o vosso espírito à piedade e observância dos mandamentos com um oração ardente e ânimo generoso. Que Ele abra  vosso coração à Sua lei e aos Seus preceitos e que vos conceda paz! Que Ele atenda as vossas súplicas, vos seja misericordioso e não vos abandone nas tribulações! Nós, aqui,não cessamos de rezar por vós. Sob o reino de Demétrio, no ano cento e sessenta e nove, nós, os judeus, escrevemo-vos no meio de grande tribulação e aflição em que nos encontrávamos desde o dia em que Jasão e os seus companheiros abandonaram terra santa e o seu reino. A porta do templo foi incendiada (1 Mac 4, 38; 2 Mac 8,33) e derramando sangue inocente; mas nós suplicamos ao Senhor e Ele atendeu-nos; oferecemos o sacrifico e a flor da farinha,acendemos as lâmpadas e colocámos os pães na Sua presença. Celebrai, portanto, agora, a festa da cenopégia, no mês de Casleu (1 Mac 4, 52-59).

Dada no ano cento e oitenta e oito.

Carta de Aristóbulo  -  Os habitantes de Jerusalém e da Judeia, o senado e Judas, a Aristóbulo, preceptor do rei Ptolomeu, da linhagem dos sacerdotes ungidos, assim como aos judeus do Egipto, saúde e prosperidade! Libertados por Deus de grandes perigos, nós Lhe damos solenes acções de graças porque é nosso defensor contra o rei. Mas Deus aniquilou aqueles que haviam atacado a cidade santa. Com efeito, quando esse chefe chegou à Pérsia com um exército aparentemente irresistível, pereceu no templo de Nanéida, vítima de um ardil dos sacerdotes da deusa.

Quando Antíoco, sob pretexto de a desposar, chegou com os seus amigos para se apoderar das riquezas, a título de dote, os sacerdotes apresentaram-se a ele mesmo, com alguns dos seus, penetrou  no recinto sagrado, enquanto se fechavam as portas. Quando Antíoco entrou no interior, abriram uma porta secreta na abóbada e esmagaram o príncipe com uma chuva de pedras. Esquartejaram os acompanhantes, cortaram-lhes as cabeças, lançando-as aos que estavam do lado de fora.

Louvado seja o nosso Deus em todas as coisas, porque entregou os ímpios à morte.

Devendo nós celebrar,no dia vinte e cinco de Casleu, a purificação do templo, julgámos oportuno levá-lo ao vosso conhecimento, a fim de que também celebreis a festa da cenopégia e a comemoração do fogo, que apareceu quando Neemias ofereceu o sacrifício, após a reconstrução do templo e do altar.

Na verdade quando os nossos pais foram levados para a Pérsia, os sacerdotes de então, tementes a Deus, tomaram secretamente o fogo do altar e esconderam-no no fundo de um poço seco, onde o deixaram tão oculto que ninguém sabia do lugar onde ele estava. Passaram muitos anos e, quando aprouve a Deus, Neemias, salvo pelo rei da Pérsia, mandou buscar o fogo aos descendentes  dos próprios sacerdotes que o haviam ocultado. Mas, segundo a narração que eles nos deram, não encontraram o fogo, mas um líquido espesso. Então Neemias ordenou-lhes que tirassem a água e a trouxessem.

Uma vez preparada a matéria do sacrifício, Neemias disse aos sacerdotes que aspergissem, com a água, a lenha e as vítimas ali colocadas. A ordem foi executada, e, pouco depois, o sol, que a principio estava escondido, começou a brilhar e então, acendeu-se um grande fogo que maravilhou todos os espectadores. Enquanto se consumava o sacrifício, os sacerdotes puseram-se a rezar, juntamente com todos. Jónatas entoava (Ne 12, 22) e os outros, incluindo Neemias, uniam a sua voz à dele. Eis a oração:

«Senhor Deus, criador de todas as coisas, terrível e forte, justo e misericordioso, que sois o único rei bom, o único generoso, o único justo, todo poderoso e eterno, Vós, que livrastes Israel de todo o mal, que escolhestes nossos pais e os santificastes, aceitai este sacrifício, oferecido por todo o povo de Israel, guardai a nossa herança e santificai-a. Congregai nos nossos irmãos dispersos, restitui à liberdade os que são escravos das nações, volvei o Vosso olhar sob os que são desprezados  e abominados, para que as nações reconheçam que sois o nosso Deus.

Castigai os que nos oprimem, nos ultrajam com  seu orgulho. Transplantai, como disse Moisés, o Vosso povo, para o Vosso lugar santo».

Entretanto os sacerdotes cantavam hinos.

Quando se consumou o sacrifício, Neemias mandou  que se espalhasse o líquido restante sobre as grandes  o pedras. Feito isto, uma chama cintilou mas consumiu-se enquanto o fogo, que se ergueu no altar, continuava a arder.

O acontecimento foi logo divulgado, e contaram ao rei da Pérsia, que, o lugar onde os sacerdotes , levados cativos, haviam ocultado o fogo sagrado, aparecera água, com a qual Neemias e os seus companheiros obtiveram o fogo purificador das oferendas. Logo que se certificou do acontecido, ordenou o rei que se murasse o local e o considerassem sagrado. O rei recebeu muitos presentes e repartiu-os por aqueles  com quem ele queria ser mais agradável. Os companheiros  de Neemias, chamaram a esse lugar Neftar, que quer dizer purificação mas a maioria deu-lhe o nome de Neftal.

  .

João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Primeiro Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 007

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

12 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1924 - (43-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 12 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1924  -  (43-14)

12  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125

SATURNINO, 4 filhos e muitos Companheiros,

abaixo indicados, Santos

Mártires na Abitínia  (304)

Em Cartago, na actual Tunísia, a comemoração dos santos MÁRTIRES DA ABITÍNIA, que, na perseguição do imperador Diocleciano, tendo-se reunido como habitualmente para celebrar a assembleia dominical, contra o interdito imperial, foram presos pelos magistrados da colónia e pelo presídio militar; conduzidos para Cartago e interrogados pelo procônsul Anulino, apesar dos tormentos, todos confessaram ser cristãos, declarando que não podiam deixar de celebrar o sacrifício do Senhor, por isso em diversos lugares e tempos derramaram o seu bem-aventurado sangue. Os seus nomes, são os que se seguem: SATURNINO, presbítero, com quatro filhos, a saber: SATURNINO jovem e FÉLIX, leitores, MARIA e HILARIÃO, crianças; DATIVO ou SANADOR, que era senador, FÉLIX; outro FÉLIX, EMÉRITO e AMPÉLIO, leitores; ROGACIANO, QUINTO, MAXIMIANO ou MÁXIMO, TÉLICA ou TAZÉLITA, outro ROGACIANO, ROGATO, JANUÁRIO, CASSIANO, VITORIANO, VICENTE, CECILIANO, RESTITUTA, PRIMA, EVA, ainda outro ROGACIANO, GIVÁLIO, ROGATO, POMPÓNIA, SECUNDA, JANUÁRIA, SATURNINA, MARTINHO, CLAUTO, FÉLIX jovem, MARGARIDA, MAIOR, HONORATA, REGÍOLA, VITORINO, PELÚSIO, FAUSTO, DACIANO, MATRONA, CECÍLIA, VITÓRIA, virgem de Cartago, BERETINA, SECUNDA, MATRONA e JANUÁRIA.

MELÉCIO, Santo

Bispo  -  (381)

Comemoração de São MELÉCIO, bispo de Antioquia, hoje na Turquia, que foi exilado várias vezes por defender a fé nicena;  depois, quando presidia ao Concílio Ecuménico de Constantinopla I, partiu deste mundo ao encontro do Senhor. São Gregório de Nissa e São João Crisóstomo celebraram-no com grandes louvores.

BENTO, Santo

Abade  -  (821)

Em Kornelimunster, na Germânia, actualmente na Alemanha, o passamento de São BENTO, abade de Aniane, que propagou a Regra de São Bento, compôs um Consuetudinário para uso dos monges e dedicou-se com grande empenho à renovação da liturgia romana

ANTÓNIO CAULEIAS, Santo

Bispo  -  (901)

Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, Santo ANTÓNIO CAULEIAS, bispo, que no tempo do imperador Leão VI trabalhou arduamente para fortalecer a unidade na Igreja.

UMBELINA, Beata

Prioresa – (1136)

No mosteiro de Jully, na região de Troyes, na França, a Beata UMBELINA, prioresa deste cenóbio que, convertida dos prazeres do mundo pelo seu irmão São Bernardo de Claraval, com o assentimento de seu esposo se entregou à vida monástica.

LUDÃO, Santo

Abade – (séc. VI)

Em Northeim, na Alsácia, na margem do rio Ili, actualmente em território da Alemanha, São LUDÃO, que sendo natural da Escócia, morreu quando ia em peregrinação às basílicas dos Apóstolos.

TOMÁS HEMMERFORD, JAIME FENN, JOÃO NUTTER, JOÃO MUNDEN e JORGE HAYDOCK, Beatos

Presbíteros .- (1584)

Em Londres, Inglaterra, os beatos mártires TOMÁS HEMMERFORD, JAIME FENN, JOÃO NUTTER e JORGE HAYDOCK, presbíteros que no reinado de Isabel I, a quem negavam autoridade nas realidades espirituais, foram condenados à morte pela sua perseverante fidelidade à Igreja Romana, sendo dilacerados ainda vivos o suplicio da praça de Tyburn.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 008 miscelania 006

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 007

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.