OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ORAÇÃO TAIZÉ – Paróquia da Senhora do Porto – Comunidade de São Paulo do Viso - 12- Fevereiro – 2014

 

 

Ontem dia 12 de Fevereiro de 2014, a partir das 21,30 horas, levou-se a efeito na Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso, integrada na Paróquia a Senhora do Porto e por iniciativa do Grupo MESP, a !º Oração TAIZÉ que irá ter continuidade nesta Igreja  na Matriz da Paróquia a partir de agora, estando marcada para 1v de Maio à mesma hora, na Igreja Paroquial nova oração, e a que se seguirão outras posteriormente.

Com um cenário de recolhimento e iluminado apenas com velas, idealizado pelos componentes do Grupo, a cerimónia decorreu com muita dignidade, tendo sido acompanhada por vários paroquianos das duas Igrejas e pelo respectivo Pároco. O acompanhamento musical – apenas viola – foi feito pelo Tiago, que é o principal animador do Grupo Coral Infantil, os Polifónico do Viso

Como não tive ensejo de tirar fotos do acontecimento, resolvi inserir aqui as pagelas digitalizadas das orações e cânticos ali utilizados e que são com o seguem.

Digitalizar0002 Digitalizar0003

 

Digitalizar0004 Digitalizar0005

Digitalizar0006 Digitalizar0007

 

No final, houve um pequeno “copo de água” que serviu de convívio com praticamente todos os que ali se encontravam e tinham assistido com atenção e devoção a Oração TAIZÉ que avia acabado de se realizar.

 

Mini-reportagem de ANTÓNIO FONSECA

 

13 de Fevereiro de 2014  -  12H25

Nº 1927 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESAMENTO - 2º LIVRO DOS MACAEUS - INTRODUÇÃO – CAP. 2 - 13 de Fevereiro de 2014

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

13 de Fevereiro de 2014

Nº 1927  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1927

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

RESUMO

2  -  COMO JEREMIAS ESCONDEU O TABERNÁCULO, A ARCA E O ALTAR DOS PERFUMES

Está escrito nos documentos do profeta Jeremias, que foi ele o ordenou aos cativos que tomassem o fogo, como se acaba de contar (ver capítulo. publicado ontem, dia 12-2), e que o profeta, dando-lhes um exemplar da lei, lhes recomendou não se esquecessem dos mandamentos do Senhor e não se deixassem seduzir vendo os ídolos de ouro e de pratas ou os seus ornamentos (Bar 6, 2 s). Exortou-os entre outros avisos, a que não afastassem a lei do seu coração.

No mesmo escrito se mencionava, também, como o profeta, por revelação divina, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernáculo, logo que chegasse à montanha  que subiu Moisés para contemplar a herança de Deus. Chegado ao monte, Jeremias descobriu numa ampla gruta, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes, tapando, a seguir, a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado, voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não o conseguiram.Quando Jeremias soube, repreendeu-os, dizendo-lhes: «Este lugar ficará desconhecido, até que Deus reúna o seu povo e use com ele de misericórdia. Então, os Senhor revelará tudo isto e aparecerá a glória do Senhor como uma densa nuvem, semelhante à que apareceu a Moisés, bem como a Salomão, quando rezou para que o templo recebesse uma consagração gloriosa». Estava também relatado como este sábio rei ofereceu no sacrifício da dedicação e da conclusão do templo e, do mesmo modo, como Moisés, rezando ao Senhor, obteve que o fogo descesse do céu e consumisse as ofertas. Também Salomão se pôs a rezar e o fogo desceu do alto para queimar os holocaustos. Moisés disse: «Por não se ter comido o sacrifício pelo pecado, foi consumido (Lv 9 24; 10, 16 s; 40,32). Também Salomão prolongou por oito dias a dedicação (1 Rs 8 11; 2 Par 7, 1). Tudo isso se refere nos escritos e nas memórias do tempo de Neemias e como se formou uma biblioteca, reunindo tudo o que dizia relação aos reis e aos profetas, às obras de David e às cartas dos reis  a respeito das ofertas. Do mesmo modo, Judas reuniu todos os livros espalhados pelas guerras que nos sobrevieram, e esta colecção está em nosso poder. Por conseguinte, se tens necessidade de um desses livros, enviai-nos alguém que possa ser portador.

Como vamos celebrar a festa da Purificação do Templo, resolvemos escrever-vos: «Seria muito bom que também celebrásseis estas festas. Foi Deus Quem salvou todo o Seu povo. Quem deu a todos a herança, o treino, o sacerdócio e a santificação, como havia prometido pela lei. Neste Deus, em Quem esperamos, sem dúvida, não tardará  ter piedade de nós e de toda a terra, e nos congregará, de todas as partes, no solo sagrado. Porque Ele livrou-nos de grandes perigos e purificou o Templo.

PREFÁCIO – Os acontecimentos que tiveram lugar no tempo de Judas Macabeu e de seus irmãos, a purificação do templo sagrado e a dedicação do altar, assim como as guerras sustentadas contra Antíoco Epífanes e contra o seu filho Eupator, os sinais celestes aparecidos em favor dos que pelejaram valorosamente pelo judaísmo, e que,apesar do seu número reduzido, se tornaram senhores de todo o país e puseram em fuga as hordas as  bárbaras, recuperaram o templo, famosos em todo o mundo,libertando a cidade e restabelecendo as lkeis em vias de abolição, tudo isso, graças ao Senhor que lhes foi misericordioso, é o que Jasão de Cirene narra em cinco livros que nós vamos reunir num só. Considerando a multidão de livros e a dificuldade que, em vista da abundância dos assuntos, experimentam aqueles  que desejam dedicar-se ao estudo das narrativas históricas, procuramos agradar aos que apenas as desejam ler, facilitar aos que procuram conservá-las na mem´ria e ser úteis e a todos em geral. Para nós, que empreendemos este trabalho de resumo, não foi tarefa fácil, antes, custou-nos suores e vigílias. No entanto, como aquele que prepara um  festim, procurando satisfazer o gosto dos outros, se entrega a um trabalho penoso, assim nós assumimos este encargo para obter gratidão de muitos. E, deixando a autor o cuidado de narrar os assuntos, nós esforçamo-nos por expô-los em forma resumida.

Assim como na edificação de uma casa nova compete ao arquitecto preocupar-se com o conjunto da construção, e só aquele que está encarregado dos riscos e das pinturas, é que se ocupa com a decoração, da mesma forma, parece-me, é o que nos cabe a nós. O autor de uma história tem e aprofundar tudo, analisar tudo, examinar todos os aspectos , mas o que resume, deve, ao contrário, condensar a narrativa e evitar as particularidades na exposição dos factos.

Agora, após tão longo exórdio, comecemos a nossa narração, porque seria absurdo ser difuso antes da história, para depois ser breve na mesma história

.João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Primeiro Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

13 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1925 - (44-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 13 de Fevereiro de 2014 -. 6º ano

Nº 1925  -  (44-14)

13  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125

MARTINIANO, Santo

Eremita  (398)

Em Atenas, na Grécia, São MARTINIANO, que tinha sido eremita num lugar próximo de Cesareia da Palestina.

CASTOR DE AQUITÂNIA, Santo

Presbítero e eremita  -  (séc. IV)

Em Karden, junto às margens do Mosela, no território de Tréveris, actualmente na Alemanha, São CASTOR DE AQUITÂNIA, presbítero e eremita.

BENIGNO, Santo

Presbitero e mártir  -  (séc. IV)

Em Tódi, na Úmbrias, região da Itália, São BENIGNO, presbítero e mártir. 

ESTÊVÃO, Santo

Bispo  -  (515)

Em Lião, na Gália, actualmente França, Santo ESTÊVÃO, bispo.

ESTÊVÃO, Santo

Abade – (séc. VI)

Em Riéti, na Sabina, hoje no Lácio, região da Itália, a comemoração de Santo ESTÊVÃO abade, homem de admirável paciência, como escreveu o papa São GREGÓRIO MAGNO.

GOSBERTO, Santo

Bispo – (874)

Em Osnabruck, na Saxónia, hoje na Alemanha, São GOSBERTO, bispo de Suevos, que expulso da sua sede durante a perseguição dos pagãos, aceitou o governo da Igreja de Osnabruck.

GUIMERA ou GUMARO, Santo

Bispo.- (951)

Em Carcassonne, na Gália Narbonense, na actual França, São GUIMERA ou GUMARO, bispo. 

FULCRANO, Santo

Bispo - (1006)

Em Lodéve, também na Gália Narbonense, São FULCRANO, bispo, insigne na misericórdia para com os pobres e no zelo pelo culto divino.

GILBERTO, Santo

Bispo - (1009)

Em Meaux, na região de Brie, também na actual França, São GILBERTO, bispo.

JORDÃO DE SAXÓNA, Beato

Presbitero - (1237)

Em Ptolemaida, hoje Akko, na Palestina, o passamento do Beato JODÃO DE SAXÓNIA, presbítero da Ordem dos Pregadores, sucessor e imitador de São Domingos, que propagou com intenso vigor a Ordem e morreu num naufrágio.

AGOSTINHA CAMMÓZZI (Cristina Cammózzi), Beata

Viúva - (1458)

Em Spoleto, na Úmbria, região de Itália, a beata AGOSTINHA CAMMÓZZI (Cristina Cammózzi) que, depois da morte do esposo, seguiu por algum tempo a concupiscência da carne, mas depois escolheu a vida penitente na Ordem secular de Santo Agostinho, onde se dedicou à oração e ao serviço dos enfermos pobres.

EUSTÓQUIO, Beata

Virgem - (1469)

Em Pádua na Venecia, hoje na região de Véneto, na Itália, a Beata EUSTÓQUIO (Lucrécia Bellini), virgem da Ordem de São Bento.

PAULO LIU HANZUO, Santo

Presbitero e mártir - (1818)

Em Dongjiaochang, localidade próxima da cidade de Lezhi, no Sichuan, provincia da China, São PAULO LIU HANZUO, presbítero e mártir, estrangulado por ser cristão.

PAULO LÊ-VAN-LOC, Santo

Presbítero e mártir - (1859)

Em Thi-Ngé, cidade da Conchinchina, no Vietnam, São PAULO LÊ-VAN.LOC, presbítero e mártir, que no tempo do imperador Tu Duc foi degolado às porta s da cidade, por confessar a fé em Cristo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 008 miscelania 006

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 007

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.