OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nº 1930 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 2º LIVRO DOS MACABEUS - PRIMEIRA PARTE - (5) - 16 de Fevereiro de 2014

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…ESTÁ QUASE…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

16 de Fevereiro de 2014

Nº 1930  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1930

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

PRIMEIRA PARTE

5  -  MORTE DE JASÃO

 

Por este tempo, Antíoco organizou a sua segunda expedição ao Egipto (1 Mac 1, 209; Dan 11, 28). Aconteceu que em toda a cidade, por espaço de quase quarenta dias, apareceram, correndo pelos ares, cavaleiros vestidos com túnicas doiradas e armados com lanças, à semelhança de coortes armadas,esquadrões alinhados em ordem de batalha, ataques e choques de um lado e do outro, movimento de escudos, florestas de lanças, espadas desembainhadas, tiros de dardos, armaduras resplandecentes de ouro e couraças de todo o género.

Portanto, todos rezavam para que tais aparições fossem bom presságio. Espalhada a falsa notícia da morte de Antíoco, Jasão tomou consigo mil homens e atacou  a cidade de surpresa. Embora os cidadãos acorressem  de todas as partes aos muros, ele apoderou-se da cidade, e Menelau fugiu para a Acrópole. Mas Jasão matou sem piedade os seus próprios concidadãos, esquecendo-se que uma vitória ganha sobre compatriotas é a maior das desgraças, agindo como se alcançasse um troféu dos seus inimigos e não dos seus concidadãos. Apesar disso, não conseguiu apoderar-se do poder e, por fim, recebeu o opróbrio como prémio de sua traição e teve de fugir de novo, para a terra dos amonitas. O fim da sua perversa vida  foi este: Acusado junto de Aretas, rei dos árabes ( 1 Mac 5, 25), fugiu de cidade em cidade, e, perseguido por todos, detestado como violador das leis, desprezado como carrasco da sua pátria e dos seus concidadãos, foi desterrado para o Egipto. Deste modo, aquele que expulsara tanta gente da sua própria pátria, morreu desterrado dela, fugindo para junto dos espartanos com a esperança de ali encontrar refúgio, a título de parentesco (1 Mac 12,21). E aquele que tinha deixado tanta gente sem sepultura, não foi chorado por ninguém, nem recebeu honras fúnebres, nem na sua própria terra nem na estranha.

Quando a notícia desses acontecimentos chegou aos ouvidos do rei, ele suspeitou que a Judeia queria revoltar-se. E trazendo o exército do Egipto, cheio de fúria, conquistou a cidade pela força das armas, e ordenou aos soldados que matassem sem piedade aqueles que caíssem nas suas mãos e degolassem os que se refugiassem nas casas. Assim, foram mortos jovens e velhos, e pereceram homens, mulheres e crianças, e foram massacradas as donzelas e os meninos (1 Mac 2, 9). Em três dias pereceram oitenta mil vitimas, das quais quarenta mil foram mortas e outras tantas vendidas como escravas.

Não satisfeito com isto, o rei atreveu-se a entrar no templo, o mais santo de toda a terra, guiado por Menelau, que foi traidor às leis e à pátria. Tomou com as mãos impuras os vasos sagrados  e com elas se apoderou das oferendas, depositadas pelo reis anteriores, para ornamento, honra e glória do templo.

Antíoco, com a alma cheia de orgulho, não percebia que, se o Senhor Se irritara momentaneamente era por causa dos pecados da cidade. Daí esta indiferença pelo templo. Porque se os judeus não fossem culpados de muitos delitos, ele, a exemplo de Heliodoro, enviado pelo rei Seleuco para inspeccionar o tesouro, teria sido flagelado, logo que chegou, e repelida a sua audácia com açoite.

Na verdade, Deus não escolheu o povo por causa do templo, mas o templo por causa do povo; por isso, este    depois de ter participado dos males do povo, teve, a seguir, parte com ele nos bens divinos, e, desamparado no tempo da cólera, foi restaurado com toda a sua glória por ocasião da reconciliação com o Altíssimo Senhor.

Em suma, Antíoco, tendo roubado ao templo mil e oitocentos talentos, regressou, sem demora, a Antioquia. Com o espírito exaltado, julgava, na sua soberba, poder navegar sobre a terra, e caminhar sobre o mar. Mas deixou ali governadores com a incumbência de vexar o povo, a saber: Em Jerusalém, Filipe, da nação da Frígia, mais bárbaro ainda do que seu amo; no monte Garizin (Jz 4, 20), Andrónico e, adjunto destes, Menelau, que a todos excedeu em maldade contra os seus concidadãos. Enviou também o abominável Apolónio `frente de um poderoso exército de vinte e dois mil homens, com a ordem de matar todos os adultos e de vender as mulheres e as crianças (1 Mac 1, 30).

Chegou este a Jerusalém, fingindo intenções pacificas: e esperou até ao dia santo de sábado. Então, enquanto os judeus observavam descanso ordenou às suas tropas que pegassem nas armas. Todos os que saíram para vir à cerimónia fora massacrados, e, percorrendo a cidade com os seus soldados, matou grande número de pessoas.

Mas Judas Macabeu retirou-se com outros nove para o deserto, e vivia com os seus nas montanhas como animais selvagens, alimentando-se de ervas, para não se contaminarem (1 Mac 2, 1).

 

João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

16 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1928 - (46-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 16 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1928  -  (46-14)

16  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125

***********************************************************

Comemorar e lembrar os santos de Cada Dia é dever de todo o católico,

assim como procurar seguir os seus exemplos.

JULIANA, Santa

Virgem e mártir (data incerta)

Na Campânia, região da Itália, Santa JULIANA, virgem e mártir.

ELIAS, JEREMIAS, ISAÍAS, SAMUEL  e DANIEL e ainda, PÂNFILO, VALENTE, PAULO, PORFÍRIO, SELEUCO, TEÓDULO e JULIÃO, Santos

Mártires egípcios -  (309)

Em Cesareia da Palestina, os santos mártires ELIAS, JEREMIA, ISAÍAS, SAMUEL e DANIEL, cristãos egípcios que, por terem espontaneamente ajudado os confessores da fé condenados às minas da Cilícia foram presos pelo prefeito Firmiliano, no tempo do imperador Galério Maximiliano, e, depois de crudelíssimas torturas, pereceram ao fio da espada. Depois deles receberam também a coroa do martírio PÂNFILO, presbítero, VALENTE, diácono de Jerusalém, e PAULO, oriundo da cidade de Jâmnia, que tinham passado dois anos no cárcere; e, ainda PORFÍRIO, servo de Pânfilo, SELEUCO da Capadócia, graduado no exército, TEÓDULO, ancião da família do prefeito Firmiliano, e finalmente JULIÃO da Capadócia que, chegando ali naquele momento, beijou os corpos dos mártires e, assim denunciado como cristão, foi mandado queimar a fogo lento pelo prefeito. 

MARUTA, Santo

Bispo  -  (420)

No reino da antiga Pérsia, São MARUTA, bispo, que depois de restabelecida a paz na Igreja, presidiu ao Concílio de Selêucia, restaurou as Igrejas de Deus arruinadas na perseguição do rei Sapor  colocou as relíquias dos mártires da Pérsia na cidade episcopal, depois chamada Martiropólis.

FILIPA MARÉRI, Beata

Virgem -  (1236)

Em Borgo San Pietro, nos Abruzzos, região da Itália, a Beata FILIPA MARÉRI, virgem, que desprezando as riquezas e faustos o mundo, abraçou a forma  de vida de Santa Clara, recentemente restabelecida na sua terra.

NICOLAU PÁGLIA, Beato

Presbitero – (1256) 

Em Perúgia, cidade da Úmbria, também na Itália, o beato NICOLAU PÁGLIA, presbítero da Ordem dos Pregadores, que recebeu de São Domingos o hábito e o ministério da pregação.

FRANCISCO TOYAMA JINTARÓ, Beato

Mártir – (1624)

No Hiroshima, no Japão, o Beato FRANCISCO TOYAMA JINTARÓ, mártir.

MARIANO ACIERO, Beato

Presbítero.- (1788)

Em Nápoles, cidade da Campânia, região da Itália, o Beato MARIANO ACIERO, presbítero, que, dotado de profunda cultura teológica, bíblica e humanística, se dedicou com grande zelo apostólico à evangelização deste território pela pregação assídua e pelo ensino frequente das crianças e do adultos pobres, e contribuiu eficazmente para a renovação e dignidade do clero. 

JOSÉ ALLAMANO, Beato

Presbítero - (1926)

Em Turim, também na Itália, o Beato JOSÉ ALLAMANO, presbítero que, animado pelo zelo incansável, fundou as duas Congregações das Missões da Consolata, uma feminina e outra masculina, para a propagação da fé. monástica.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 ImageProxy miscelania 006

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 007

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.