OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nº 1931 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 2º LIVRO DOS MACABEUS - PRIMEIRA PARTE - (6) - 17 de Fevereiro de 2014

 

Caríssimos Amigos que me seguem diariamente:

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro

(FINALMENTE estou em dia… – GRAÇAS A DEUS…) .

Por isso, a partir de hoje – ESPERO EU – e, estando esta publicação em dia, e, se entretanto não houver novas interrupções…  ela continuará a ser diária, e com inclusão de vez em quando e sempre que possível acrescida de novos elementos que venha a obter e também de novo modelo de paginação. Obrigado por toda a atenção que me têm dispensado.

António Fonseca  -  17-02-2014

___________________________________

=======================

O ANTIGO TESTAMENTO

17 de Fevereiro de 2014

Nº 1931  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1931

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).

Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.

A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.

Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, …

Faltando, pois publicar, os seguintes:

2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

PRIMEIRA PARTE

6 -  PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

 

Pouco tempo depois, um velho ateniense foi enviado pelo rei para forçar os judeus a abandonar a religião dos antepassados, proibindo-lhes viver segundo as leis de Deus (1 Mac 1, 43 s), com ordem de profanar o templo de Jerusalém, dedicá-lo a Júpiter Olímpico e consagrar o monte Garizin, segundo o carácter dos habitantes  do lugar, a Júpiter Hospitaleiro.

Grave e insuportável foi para todos esta avalanche de mal. O templo foi teatro da lascívia e das orgias dos gentios que se divertiam ali com as meretrizes, uniam-se às mulheres nos átrios sagrados, introduzindo nele coisas proibidas. O altar estava coberto de vítimas impuras, interditas pela lei. Não se observavam os sábados nem se celebravam as antigas festas, nem ninguém se podia declarar judeu.

Em cada mês, no dia natalício do rei, realizava-se um sacrifício; os judeus eram violentamente  forçados a tomar parte no banquete ritual, e, por ocasião das festas em honra de Dionísio, deviam forçosamente acompanhar o cortejo de Baco, coroados com hera. Por instigação dos ptolomeus, foi publicado um decreto que obrigava as cidades helénicas dos arredores a tratar os judeus do mesmo modo e levá-los a participar os banquetes rituais, com a ordem de matar  os que se recusassem a adoptar os costumes gentios. Podiam-se, pois, prever as aflições que os aguardavam. Duas mulheres foram acusadas  de circuncidarem as crianças, e, com  os filhos pendurados aos peitos, foram arrastadas publicamente  pela cidade e precipitadas  do alto das muralhas (1 Mac 1, 63 s). Outros tinham-se retirado para as cavernas vizinhas a fim, de, aí celebrarem  secretamente o dia de sábado. Denunciados a Filipe, foram todos queimados, porque não ousaram defender-se, por respeito à santidade do dia. Suplico aos que lerem este livro, que não se escandalizem  destes tristes acontecimentos,que  aconteceram não só para a ruína, mas para a correcção da nossa raça; porque é sinal de grande benevolência não deixar muito tempo impunes os pecadores, mas aplicar-lhes o castigo sem demora. O Senhor sofre com paciência as outras nações antes de as castigar, até que elas tenham enchido a medida das suas iniquidades; mas não se age assim connosco, com receio de ter  que nos punir mais tarde , quando tivermos pecado demasiadamente. Desta forma, nunca retira de nós a Sua misericórdia e não abandona.o Seu povo, quando o aflige com adversidades! Dissemos tudo isto unicamente  a título de lembrança. Agora prossigamos a nossa narração.

Morte de Eleazar  - Eleazar, pois, varão de idade avançada e de bela aparência, um os primeiros doutores da lei, foi coagido a comer carne de porco, abrindo-lhe a boca à força. Mas ele cuspiu-a, e, referindo morrer com a honra a viver na infâmia (1 Mac 6,65 s), caminhou voluntariamente para o suplício, como devem caminhar os que têm a coragem de rejeitar o que não é permitido comer por amor à vida. Ora, os encarregados deste ímpio banquete ritual, que, desde há muito tempo, mantinham relações de amizade com ele, tomaram-no a parte e rogaram-lhe que mandasse trazer carnes permitidas, por ele mesmo preparadas, e as comesse como se    fossem carnes do sacrifício, conforme ordenara o rei. Fazendo assim, seria preservado da  morte. Usavam com ele esta espécie de humanidade em virtude da antiga amizade que lhe tinham. Mas Eleazar, tomando uma bela resolução, digna da sua idade, da autoridade que que lhe conferira a sua velhice, do prestigio que lhe outorgavam os seus cabelos brancos, da vida integra que levava, desde a infância, digna, sobretudo, das sagradas leis estabelecidas por Deus, preferiu ser conduzido à morte. «Não é próprio da minha idade, respondeu ele, usar em tal fingimento, não suceda que muitos jovens, julgando que Eleazar, aos noventa anos, se tenha passado à vida dos gentios. pelo meu gesto de hipócrita e por amor a um pouco de vida, se deixem arrastar por minha causa: isto seria  desonra e a vergonha da minha velhice. Mesmo que eu me livrasse agora dos castigos  dos homens, não poderia escapar, vivo ou morto, das mãos do Omnipotente. Por isso, morrendo valorosamente , mostrar-me-ei digno da minha velhice e deixarei aos jovens  um nobre exemplo, para morrer valorosa e generosamente pelas nossas santas e veneráveis leis». Ditas estas palavras, dirigiu-se para o suplicio. Aqueles que o levavam transformaram em violência  a humanidade que pouco antes  lhe havia mostrado, julgando insensatas as suas palavras. E, quando estava restes a morrer sob os golpes que sobre ele descarregavam, exclamou entre suspiros: «O Senhor, que possui a ciência santíssima, vê bem que, podendo eu livrar-me a morte, sofro no meu corpo os tormentos cruéis dos açoites, mas suporto-os com alma alegre porque é a Ele que eu temo». Desta maneira passou à outra vida, deixando com  a sua morte, não somente aos jovens, mas também a toda  gente, um exemplo de fortaleza e um memorial de virtude.

 

João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

17 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h  -

MAS SÓ PÔDE SER PUBLICADO AGORA À NOITE, ÀS 20.15 H.

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1929 - (47-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 17 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1929  -  (47-14)
17  de Fevereiro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
ImageProxy  miscelania 008 miscelania 125
***********************************************************
Comemorar e lembrar os santos de Cada Dia é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
 
BONFÍLIO, BARTOLOMEU, JOÃO, BENTO,
GERALDINO, RICÓVERO e ALEIXO, Santos
Os 7 Fundadores da Ordem dos Servitas de Nossa Senhora
(1262-1310)
Os santos sete fundadores da Ordem dos Servitas de Nossa Senhora – BONFÍLIO, BARTOLOMEU, JOÃO, BENTO, GERALDINO, RICÓVERO e ALEIXO – que eram negociantes em Florença e se retiraram de comum acordo para o monte Senário, onde se consagraram ao serviço da Virgem Maria, fundando uma Ordem sob a Regra de Santo Agostinho.São comemorados todos no dia em que, segundo a tradição, morreu centenário o último destes fundadores, que foi ALEIXO..
TEODORO DE TIRO, Santo
Mártir -  (306/311)
Em Amaseia no Helesponto, actualmente na Turquia, a paixão de santo TEODORO DE TIRO, que, no tempo do imperador Maximiano, pela confissão da fé cristã, foi duramente flagelado e encerrado no cárcere e, finalmente, entregue para ser queimado nas chamas. São Gregório de Nissa celebrou os seus louvores num eminente panegírico. 
BONOSO, Santo
Bispo  -  (373)
Em Tréveris, na Gália Bélgica, hoje na Alemanha, São BONOSO, bispo que, com Santo HILÁRIO DE POITIERS, trabalhou com zelo e sabedoria para que nas Gálias se conservasse a integridade da fé. 
MESRÓBIO, Santo
Monge -  (440)
Na Arménia, São MESRÓBIO, evangelizador dos Arménios, que tendo sido discípulo de São Narsés e escriba no palácio real, se fez monge; criou um alfabeto para ensinar ao povo a Sagrada Escritura, traduziu o Antigo e o Novo Testamento e compôs hinos e cânticos em língua arménia. 
FINTANO, Beato
Abade – (440) 
No mosteiro de Clúain Ednech, na Irlanda, São FINTANO, abade, fundador deste cenóbio, célebre pela sua austeridade. 
FLAVIANO, Santo
Bispo – (449)
Comemoração de São FLAVIANO, bispo de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, que, ao defender a fé católica no Concílio de Éfeso, foi ferido com punhadas e pontapés pelo ímpio Dióscoro e morreu pouco depois no exílio.
FINANO, Santo
Bispo e Abade.- (656)
Em Lindisfarne, na região de Nortúmbria, na actual Inglaterra, São FINANO, bispo e abade, insigne pela sua doutrina e zelo evangelizador. 
SILVINO, Santo
Bispo - (séc. VIII)
Em Auchy-aux-Moines, na região dos Morinos, na actual França, o sepultamento de São SILVINO, bispo.
CONSTÁVEL, Santo
Abade - (1124)
No mosteiro de Cava d’Tirreni, na Campânia, região de Itália, São CONSTÁVEL, abade, que pela sua exímia mansidão e caridade para cm  todos, foi vulgarmente denominado “cobertor” dos irmãos.
EVERMODO, Santo
Bispo - (1178)
Em Ratzebug, no Holstein, hoje na Alemanha, Santo EVERMODO, bispo que foi discípulo de São Norberto na Ordem Premonstratense e trabalhou na obra da conversão dos Vendos.
LUCAS BELLÚDI, Beato
Presbitero  -  (1286)
Em Pádua, no Véneto, região da Itália, o Beato LUCAS BELLÚDI, presbítero a Ordem dos Menores, que foi discípulo  companheiro de Santo António.
MATIAS SHOBARA ICHIZAEMON, Beato
Mártir - (1624)
Em Hiroshima, no Japão, o Beato MATIAS SHOBARA ICHIZAEMON, mártir.
PEDRO YU CHONG-NYUL, Santo
Pai de família - (1866)
Em Pyongyang, na Coreia, São PEDRO YU CHONG-NYUL, mártir, pai de família, que, enquanto lia de noite o Evangelho aos fiéis na casa de um catequista, foi preso e, vergastado até à morte, morreu por Cristo
ANTÓNIO LESCZEWICZ, Beato
Presbítero - (1943)
Em Rosica, na Polónia,o Beato ANTÓNIO LESCZEWICZ, presbítero da Congregação dos Clérigos Marianos e mártir, que, durante a ocupação militar da sua pátria em tempo de guerra,foi queimado pelos perseguidores da Igreja por causa da sua fé em Cristo.
 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
miscelania 005 miscelania 006 Imagem8079
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.
LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.
miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 007
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.