OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nº 1936 - (54-14) - 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 24 de Fevereirode 2014 - 24 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1936 -  (54-14)

24  de Fevereiro de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125 miscelania 008 ImageProxy

***********************************************************

Comemorar e lembrar os santos de Cada Dia

é dever de todo o católico,

assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________

===========================================

EVÉCIO, Santo

Mártir  -  (303)

Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Zmit, na Turquia, a paixão de Santo EVÉCIO, que, no tempo do imperador Diocleciano, quando viu expostos no foro os éditos contra os fiéis de Deus, inflamado no ardor da fé, à vista do povo rasgou publicamente o libelo da iníqua lei e, por isso, sofreu todo o género de cruéis suplícios. .

MODESTO, Santo -

Bispo  -  (480)

Em Tréveris, na Gália Bélgica, actual Bélgica, São MODESTO, bispo..

ETELBERTO, Santo

Rei de Kent  -  (616)

Em Cantuária, na Inglaterra, Santo ETELBERTO, rei de Kent, o primeiro entre os príncipes dos Anglos que o bispo Santo AGOSTINHO converteu à fé em Cristo.

CONSTÂNCIO SÉRVOLI DE FABRIANO, Santo

Presbitero - (1481)

Em Áscoli Piceno, nas Marcas, região da Itália, o Beato CONSTÂNCO SÉRVOLI DE FABRIANO, presbítero da Ordem dos Pregadores, que se distinguiu pela sua austeridade de vida e pelo zelo na promoção da paz.

MARCOS DE MARCÓNI, Beato

Religioso  (1510)

Em Mântua, na Lombardia, também região de Itália, o Beato MARCOS DE MARCÓNI, religioso da Ordem dos Eremitas de São Jerónimo.

JOSEFA NAVAL GIRBÉS, Beata

Virgem -  (1510)

Em Algemesi, cidade da província de Valência, na Espanha, a Beata JOSEFA NAVAL GIRBÉ, virgem , consagrada a Deus no mundo e dedicada especialmente à catequese das crianças..

TOMÁS MARIA FUSCO, Beato

Presbitero -  (1891)

Em Pagáni, na Campânia, região da Itália, o Beato TOMÁS MARIA FUSCO, presbítero, que tratou com suprema dedicação os pobres  e os enfermos e fundou o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, destinado a trabalhar em várias obras sociais, especialmente em favor dos jovens e dos doentes.

ASCENSÃO DO CORAÇÃO DE JESUS

(Florentina Nicol Goñi), Beata

Virgem e co-fundadora - (1940)

Em Pamplona, na Espanha, a Beata ASCENSÃO DO CORAÇÃO DE JESUS (Florentina Nicol Goñi), virgem, co-fundadora da Congregação das Missionárias Dominicanas do Santíssimo Rosário.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 006

Imagem8079

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.

LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 003

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1938 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 2º MLIVRO DOS MACABEUS - SEGUNDA PARTE - (12) - 24 de Fevereiro de 2014

_________________ __________________

=======================

O ANTIGO TESTAMENTO

24 DE FEVEREIRO DE 2014

Nº 1938 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1938

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).

Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.

A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.

Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, …

Faltando, pois publicar, os seguintes:

2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

SEGUNDA PARTE

Antíoco Epifânio - IV

Antíoco Epífanes (o Epifânio)

12 – VITÓRIA DE JUDAS SOBRE OS POVO VIZINHOS

Concluídos estes tratados, Lísias voltou para junto o rei, e os judeus dedicaram-e aos trabalhos dos seus campos. Mas os chefes militares locais, como Timóteo, Apolónio, filho de Jeneu, Jerónimo e Demofronte, e, além destes, o cipriarca Nicanor, não os deixavam viver em paz e repouso. Por outro lado, os habitantes de Jope, praticavam o seguinte atentado: Convidaram os seus vizinhos judeus a subir com as suas mulheres e filhos para as barcas, preparadas por eles como se não houvesse inimizade  alguma entre uns e outros , e agiram, seguindo uma decisão votada pela cidade. Os judeus, condescendentes e sem nada suspeitarem, anuíram; mas, quando chegaram ao alto mar, foram afogados em número de, pelo menos, duzentas pessoas. Quando Judas soube do crime praticado contra a  gente da sua nação, convocou os seus homens. Depois de ter invocado a Deus, justo juiz, marchou contra os assassinos dos seus irmãos e, de noite, ateou fogo ao porto, incendiou as embarcações e passou ao fio da espada os que ali e haviam refugiado. Como a cidade estivesse fechada, afastou-se, mas com a intenção de voltar e exterminar todos os habitantes de Jope. Informado de que os habitantes  de Jánia (1 Mac 4, 15) queriam tratar do mesmo modo os judeus que viviam com eles, atacou-os naquela mesma noite, incendiou o porto  e queimou as embarcações. Podia-se  observar o clarão do fogo, desde Jerusalém, que dista dali duzentos e quarenta estádios. Percorridos já nove estádios, o seu avanço contra Timóteo, os árabes atacaram-no em número de cinco mil infantes  e quinhentos cavalos. Travou-se um violento combate, mas, com a ajuda de Deus, os soldados de Judas veneram-nos, e os árabes, vencidos, pediram-lhes a paz, comprometendo-se a dar-lhes gado e a auxiliá-los em tudo. Convencido de que, na verdade, eles lhe podiam ser úteis, Judas concedeu-lhes a paz e, concluída esta, regressaram às suas tendas. Depois disto, Judas ataco uma cidade forte, chamada Casfim, cercada de  muralhas e habitada por diferentes povos. Confiados na firmeza do seus muros e na abundância das suas provisões, os sitiados insultavam grosseiramente as tropas de Judas, lançando-lhes injúrias, blasfémias e palavras detestáveis. Os de Judas , invocando o Grande Senhor do mundo, que no tempo de Josué, derrubou os muros de Jericó (Jos 6, 20; 11, 30). sem arietes nem maquinas de guerra, assaltaram furiosamente as muralhas. Uma vez senhores da cidade pela vontade de Deus, praticaram uma horrorosa carnificina, a ponto de um tanque vizinho, com a largura de dois estádios , parecer cheio de sangue derramado. Depois de uma caminhada de setecentos e cinquenta estádios , chagarem a Carac, onde habitavam judeus, chamados Tubianeus (1 Mac 5, 13. Mas  não encontraram ali Timóteo, que tinha deixado aquela região, sem ter conseguido nada, deixando em certo lugar uma guarnição muito forte. Dositeu e Sosípatro, generais das tropas de Macabeu, foram atacar esse posto fortificado e mataram todos os homens que Timóteo ali havia colocado, isto é,  mais de dez mil. Entretanto., Macabeu dividiu o seu exército em batalhões, pondo aqueles generais  à frente deles e avançou contra Timóteo, que estava rodeado de cento e vinte mil infantes  e dois mil e quinhentos cavaleiros. Logo que teve conhecimento da chegada de Judas, Timóteo conduziu as mulheres, as crianças e as bagagens  para uma fortaleza chamada Carnion (1 Mac 5, 43), porque era inexpugnável e de acesso muito difícil, por causa dos desfiladeiros.Quando apareceu o primeiro batalhão de Judas, o terror apoderou-se logo dos inimigos, porque Aquele que vê todas as coisas manifestou-se aos seus olhos, e fugiram em todas as direcções, ferindo-se mutuamente uns aos outros e trespassando-se com as suas próprias espadas. Judas perseguiu encarniçadamente estes malfeitores, castigando e matando trinta mil homens. O mesmo Timóteo caiu nas mãos dos homens de Dositeu e de Sosípatro. aos quais pediu com grande instância  que lhe salvassem a vida porque tinha em seu poder  muitos pais e irmãos judeus, e que, por isso, poderiam ser maltratados. Dada a sua palavra com toda a segurança de que libertaria os seus prisioneiros sem lhes fazer mal, soltaram-no para salvar os seus irmãos. Feito isto, Judas partiu para Carmion e para o empolo de Atargatis  e matou vinte e cinco mil homens. Depois desta perseguição e matança, Judas conduziu as suas tropas contra Efron, cidade forte, onde habitava Lísias, e uma multidão de gente de todas as nações. Jovens robustos, colocados em frente da muralha, defendiam-na valentemente; dentro dela havia grande provisão de máquinas  e de projécteis. Os judeus invocaram o Todo-Poderoso, que tem o poder de aniquilar as forças dos inimigos, tomaram a cidade e mataram vinte e cinco mil homens. Dali partiram para a cidade de Citopólis (1 Mac 5, 52), que dista seiscentos estádios de Jerusalém. Mas os judeus que nela habitavam, atestaram  que os citopolitanos havia usado de benevolência no tempo da perseguição. Judas e os seus agradeceram-lhes e exortaram-nos a serem benévolos para com os da sua raça; em seguida, entraram em Jerusalém, porque a festa das Semanas se aproximava (1 Mac 5, 54). Passada a festa de Pentecostes, avançou contra Górgias, chefe militar da Idumeia; este saiu-lhe ao encontro com três mil infantes e quatrocentos cavaleiros , Travou-se uma batalha  na qual pereceram alguns judeus. Dositeu, um dos cavaleiros de Bacenor, muito corajoso, agarrou Górgias pela clâmide e arrastava-o à força, a fim de o capturar vivo, mas precipitou-s sobre ele um cavaleiro da Trácia e decepou-lhe um ombro; deste modo, Górgias fugiu para Marisa. As tropas de Esdrin, que combatiam há muito tempo, já estavam fatigadas. Então Judas invocou o Senhor para que protegesse e dirigisse o combate. E começando a entoar cantos  de guerra na língua pátria, caiu de surpresa sobre os soldados de Górgias e afugentou-os. Depois, reunindo Judas o seu exército, alcançou a cidade de Odolam e, chegado o sétimo dia da semana, purificaram-.se segundo o costume e celebraram ali o sábado. No dia seguinte, Judas e os seus companheiros foram levantar os copos dos mortos, como era necessário, para os depositar na sepultura, ao lado dos seus pais . Então, sob a túnica os que tinham tombado, encontraram objectos consagrados aos ídolos de Jánia, proibidos aos judeus  pela lei  e todos reconheceram  que fora esta a causa da sua morte (Dt 7, 25 s). Bendisseram, pois, a mão do Senhor justo juiz, que faz aparecer as coisas ocultas. e puseram-se em oração, para Lhe implorar perdão completo do poetado cometido. O nobre Judas convocou a multidão e exortava-a a evitar qualquer transgressão, tendo diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por casa dos pecados. E mandou fazer uma colecta recolhendo cerca de dez mil dracmas, que enviou a Jerusalém para que se oferecesse um sacrifício  pelo pecado, obra digna e santa, inspirada na sua crença na ressurreição, porque, se não esperasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. E acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente . Era este um pensamento santo e piedoso. Por isso, pediu um sacrifício expiatório para os que os mortos fossem livres das suas faltas (1 Mac 5, 65 s)..

 

João Hircano filho de Simão - moedas

Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO 

a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU

(Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá  será  publicado em

24 de Fevereiro de 2014

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.