OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nº 1939 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 2º LIVRO DOS MACABEUS - SEGUNDA PARTE - (13) - 25 de Fevereiro de 2014

_________________ __________________

=======================

O ANTIGO TESTAMENTO

25 DE FEVEREIRO DE 2014

Nº 1939 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1938

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).

Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.

A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.

Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, …

Faltando, pois publicar, os seguintes:

2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

2º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho

SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS

SEGUNDA PARTE

Antíoco Epifânio - IV

Antíoco Epífanes (o Epifânio)

13 – OUTRA EXPEDIÇÃO DE LÍSIAS

No ano cento e quarenta e nove, dois partidários de Judas, souberam que Antíoco marchava contra a Judeia, com um considerável exército, acompanhado de Lísias, seu tutor e regente do reino. Cada um comandava tropas gregas, em número de cento e dez mil infantes, cinco mil e trezentos cavaleiros, vinte e dois elefantes e trezentos carros armados de foices. Menelau ajuntara-se-lhes e, com grande astúcia, exortava Antíoco, não por amor à sua pátria, mas esperando ser confirmado no poder. Mas o Rei dos reis excitou a cólera de Antíoco contra este celerado, e, tendo-o Lísias acusado de ser a causa de todos estes males,o rei mandou conduzi-lo a Bereia para que fosse morto, segundo o costume do país. Ora, havia ali uma torre de cinquenta côvados, cheia de cinza e munida com uma máquina giratória com a qual lançavam as cinzas sobre o culpado do roubo sacrílego ou de algum outro horrendo crime. Foi nesse suplicio que morreu Menelau, o prevaricador, que não recebeu assim  sepultura alguma. E isto foi justo, porque ele havia cometido muitos pecados contra o altar, cujo fogo e cinza são santos. Por isso, foi na cinza que encontrou a morte.

Entretanto, o rei prosseguia a sua marcha, imaginando os mais bárbaros planos, decidido a empregar contra os judeus, os piores castigos que os imaginados por seu pai. Sabendo disto, Judas mandou ao povo que invocasse o Senhor, noite e dia, para que nesta circunstância, mais do que nunca, Ele viesse em socorro daqueles que estavam ameaçados  de perder a lei, a pátria e o templo. Pediam-Lhe não permitisse que o povo, até há pouco aliviado, fosse subjugado novamente pelas nações perversas. Rezaram todos juntos  e invocaram a misericórdia do Senhor, entre lágrimas e jejuns, prostrados em terra por espaço  de três dias consecutivos; Judas exortou-os a que estivessem preparados. Depois de consultar os anciãos, decidiu não esperar que o exército do rei entrasse na Judeia e se apoderasse da cidade, mas, sair logo e travar a batalha decisiva  com o auxílio de Deus. Entregou, pois, a sorte das armas ao Criador do mundo e encorajou os seus companheiros a lutar valorosamente até à morte em defesa das leis, do templo, da cidade, da pátria e da nação. Fez acampar o seu exército perto de Modin. Depois de ter dado aos seus homens por santo e senha «Vitória de Deus», tomou consigo os jovens mais corajosos das suas roupas e atacou de noite o acampamento  do rei, matando cerca de dois mil homens e o maior dos elefantes  com toda a gente que levava em cima, Por fim, espalharam pelo  campo o terror e a confusão, e concluída  tão feliz empresa, retiraram-se.  Ao raiar do dia, tudo estava acabado, graças à protecção de Deus. O rei, perante a audácia dos judeus, tentou apoderar-se das fortificações por meio de estratagemas. Partiu, a fim e sitiar Betsur, praça forte dos judeus mas foi repelido e derrotado  e viu-se cada vez mais enfraquecido. Judas reabastecia os os sitiados. Rodoco, combatente no exército dos judeus, revelou os segredos da defesa aos inimigos . Mas, reconhecido, foi preso e metido no cárcere. Pela segunda vez, o rei entabulou conversações com os habitantes de Betsur, e, feitas as pazes, retirou-se. Atacou o exército de Judas e foi vencido. Soube então, que Filipe, que deixara em Antioquia para direcção dos negócios, se revoltara , e ficou consternado. Propôs aos judeus que aceitassem as suas condições, jurando atender as suas justas petições. Reconciliados, ofereceu um sacrifício, presenteou o templo e mostrou-se benévolo para com a cidade. Acolheu com agrado  Macabeu e nomeou-o general e governador da região, desde Ptolemaida até à terra dos gerréios. Dirigiu-se a Ptolemaida, porque os habitantes estavam descontentes com este tratado e indignados com  a anulação dos decretos promulgados  por eles mesmos. Lísias subiu, então à tribuna, defendeu-o como pôde, persuadiu e apaziguou o povo, levando-o a benévolos sentimentos. Depois, regressou a Antioquia. Este foi o sucesso da vinda e da retirada do rei (1  Mac 6, 18 s).

 

(Texto do 2º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 007

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá  será  publicado em

25 de Fevereiro de 2014

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1937 - (55-14) - 1ª PÁGNA - SANTOS DE CADA DIA - 25 de Fevereiro de 2014 - 6º ano

Nº 1937 -  (55-14)
25  de Fevereiro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008 ImageProxy
***********************************************************
Comemorar e lembrar os santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.___________________________________________________________________________
===========================================
NESTOR, Santo
Bispo e Mártir  -  (250)
Em Perga, na Panfília, na actual Turquia, a paixão de São NESTOR, bispo de Magido e mártir, que, preso durante a perseguição do imperador Décio, foi condenado pelo governador da província a morrer na cruz, para que sofresse o mesmo suplicio do Crucificado, cuja fé professava.
CESÁRIO, Santo 
Médico (irmão de S. Gregório de Nazianzo)  -  (369)
Em Nazianzo, na Capadócia, hoje Nenízi, na Turquia, São CESÁRIO, médico, irmão de São GREGÓRIO DE NAZIANZO.
ADELTRUDES, Santa
Virgem e abadessa  -  (526)
Em Mauberge, na Gália Bélgica, actualmente na França, Santa ADELTRUDES, virgem e abadessa.
VALBURGA, Santa
Abadessa - (779)
No mosteiro de Heindenheim, na Francónia, hoje na Alemanha, Santa VALBURGA, abadessa, que, a pedido de São BONIFÁCIO e dos seus irmãs São VILEBALDO e São VINEBALDO, veio da Inglaterra para a Alemanha, onde dirigiu excelentemente dois mosteiros, um de monges e outro de monjas.
GERLANDO, Santo
Bispo -  (1100)
Em Agrigento, na Sicília, região da Itália, São GERLANDO, bispo que reorganizou a sua Igreja, liberta do poder dos Sarracenos.
ROBERTO DE ABRISSEL, Beato
Presbitero -  (1116)
No priorado de Orsan, no território de Bourges, região da Aquitânia, actualmente na França, o passamento do Beato ROBERTO DE ABRISSEL, presbítero que, pregando a conversão de costumes por várias terras, congregou dois mosteiros em Fontevrault, um para homens e outro para mulheres, sob a direcção de uma abadessa.
AVERTANO, Beato
Peregrino e religioso -  (1386)
Em Lucca, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato AVERTANO, peregrino e religioso da Ordem dos Carmelitas.
SEBASTIÃO APARÍCIO,Beato
Pastor e frade - (1600) 
Em Puebla de los Ángeles, no México, o Beato SEBASTIÃO APARÍCIO, um pastor de ovelhas que emigrou da Espanha para o México, onde ganhou fortuna que aplicou no auxílio aos indigentes e, depois de ter enviuvado duas vezes, foi recebido na Ordem dos Frades Menores e morreu quase centenário.
DOMINGOS LENTINI, Beato
Presbítero  -  (1828)
Em Láuria, na Lucânia, hoje na Basilicata, região de Itália, o Beato DOMINGO LENTÍNI, presbítero, que na sua terra desempenhou até à morte um frutuoso  e multiforme ministério, sustentado numa vida de humildade, oração e penitência.
DIOGO YUKI RYOSETU, Beato
Presbitero e mártir  -  (1636)
Em Osaka, no Japão, o Beato DIOGO YUKI RYOSETU, presbítero da Companhia de Jesus e mártir.
MARIA ADEODATA (Teresa) PISÁNI, Beata
Abadessa  -  (1855)
Em Mdina, localidade da ilha de Malta, a Beata MARIA ADEODATA (Teresa) PISÁNI, virgem da Ordem de São Bento, que foi abadessa do mosteiro de São Pedro e, dispondo com harmonia as horas e os tempos, exerceu sabiamente o seu ofício, cuidando dos pobres e dos abandonados e contribuindo com isso para proveito espiritual da própria comunidade.
LOURENÇO BAI ZIAOMAN, Santo
Neófito e mártir  -  (1856)
Em Xilinxian, cidade do Guangxi, província da China, São LOURENÇO BAI XIAOMAN, mártir, operário e neófito, que preferiu ser flagelado e degolado a negar a Cristo.
CIRÍACO MARIA SANCHA Y HERVÁS, Beato
Bispo e fundador  -  (1909)
Em Toledo, Espanha, o Beato CIRÍACO MARIA SANCHA Y HERVÁS, bispo e fundador da Congregação das Irmãs da Caridade do Cardeal Sancha.
TURÍBIO ROMO, Santo
Presbitero e mártir - (1928)
Em Tequila, localidade do território de Guadalajara, no México, São TURÍBIO ROMO, presbítero e mártir que, durante a perseguição religiosa, foi morto em ódio ao sacerdócio.
LUÍS VERSÍGLIA e CALISTO CARAVÁRIO, santos
Bispo e presbítero - (1930)
Nas margens do rio Beijiang, perto da cidade de Schaoguan, na província de Guandong, na China, os santos mártires LUÍS VERSÍGLIA, bispo, e CALISTO CARAVÁRIO, presbítero da Sociedade Salesiana, que sofreram o martírio por ter dado assistência cristã aos fiéis que lhes estavam confiados.
MARIA LUDOVICA (Antonina De Angelis), Beata
Virgem  - (1962)
Em La Plata, cidade da Argentina, a Beata MARIA LUDOVICA (Antonina De Angelis), virgem da Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, que se dedicou com espírito materno ao cuidado e formação da crianças e dos enfermos e pela sua diligente atenção aos necessitados num hospital se mostrou como um sinal da benignidade de Deus.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
miscelania 005 miscelania 006
miscelania 004
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO.
LOGO QUE VERIFIQUE SER POSSÍVEL, DEVO VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO OU MELHORAR A SUA EXECUÇÃO, DADO QUE ISSO NÃO DEPENDE APENAS DA MINHA VONTADE, MAS TAMBÉM DOS MEIOS TÉCNICOS QUE ESTOU UTILIZANDO, OS QUAIS AINDA NÃO ESTÃO A CEM POR CENTO.
miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.