OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nº 1980 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - OS SALMOS - INTRODUÇÃO - 9 de ABRIL DE 2014

O ANTIGO TESTAMENTO
9 DE ABRIL DE 2014
Nº 1980 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 1980
»»»»»»9»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
Livro dos SALMOS
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB
 
LIVRO DOS SALMOS
 
 
 
INTRODUÇÃO
 
 

Dá-se o nome de Salmos aos Cânticos simultaneamente religiosos e patrióticos dos israelitas.

É muito provável que não fossem imediatamente exarados pelos autores que os compuseram, mas entregues à tradição oral. Teriam sido, assim, como se afirma dos poemas homéricos, cantados ou recitados por sucessivas gerações, alguns talvez durante largos séculos, antes de serem fixados por escrito.

Com o movimento de recolha e fixação, por escrito, das tradições israelitas, intensificado na Babilónia pelo profeta Ezequiel e pelos seus discípulos, e continuado após a restauração de Israel por várias gerações de escribas, foram-se formando diversas colecções de salmos, por fim reunidos num só volume com o nome de Livro dos Salmos. Algumas dessas colecções parciais podem ser mais antigas e datarem mesmo dos tempos de David ou, sobretudo , de Ezequias

Não se deve depreender do facto da transmissão, por tradição oral, que os salmos se alteraram ou desviaram do seu sentido primitivo, até serem exarados. Porque é tão tenaz e fiel a memória dos povos de tradição oral, como modernamente se tem verificado, que um  trecho transmitido, por reste meio, está menos sujeito a alterações substanciais do que o escrito.

O assunto da maior parte dos salmos é o louvor a Deus, da Sua grandeza e magnificência, da Sua bondade e misericórdia. São os salmos laudatórios.

Vêm, depois, os sofrimentos humanos na sua variadíssima gama; - dores físicas ou morais, doenças, velhice, abandono, calamidades públicas ou particulares, perseguições, ataques, opressão do inimigo. Uns são de carácter pessoal, porque se referem a casos particulares da vida do salmista, embora, mais tarde, tenham sido aplicados à situação de  todo o povo. Parecem ser estes os mais primitivos.

Outros revestem logo de início um carácter social, porque, já ao compô-los o salmista tinha em vista a colectividade.

Alguns são, sobretudo, deprecatórios, porque neles expõe o salmista os seus males e queixas, ou de todo o povo, pedindo socorro e remédio; outros, gratulatórios, porque se insiste no agradecimento de benefícios recebidos ou de preces atendidas. Começa o salmo, em geral, por um pedido e acaba no agradecimento, o que é natural; mas também há os que começam por agradecer e, por fim, terminam por pedir.

Merecem especial menção os salmos penitenciais, assim chamados porque têm por objectivo pedir perdão por pecados pessoais, ou do povo.

Quanto às suas características literárias, uns são lancinantes gritos de dor, ardentes súplicas, entusiásticos hinos de louvor, de um  lirismo extremo; outros, os salmos sapienciais, tranquilas meditações, espécie de elevações sobre as perfeições de Deus, a Sua lei, a Sua Providência e as misérias humanas. Com estes últimos se aparentam os salmos históricos que versam a história de Israel, para fazer ver a misericordiosa solicitude de Deus para com  o Seu povo e a tenaz rebeldia e ingratidão deste para com o seu carinhoso Benfeitor.

A maior parte, porém, reúne todas estas qualidades, e todos, embora em grau diferente, são verdadeiras jóias literárias, em nada desmerecendo  do que de mais perfeito  nos deixou a antiguidade  grega ou romana.

Entre todos têm para nós especial importância os chamados messiânicos, porque se referem ao futuro Messias, ao Seu reinado, ao Seu tempo, ao juízo que viria exercer, etc..

Há os que são literalmente messiânicos, quer se referiram directamente ao Messias, com o os salmos 2 e 109, quer sob o véu de uma alegoria, como salmo 44. Outros são típica e mediatamente messiânicos porque  literalmente se referem a David ou a qualquer outro personagem,mas, enquanto eram tipo ou figura do Messias vindouro. Alguns referem-se a um justo, a um servo de Deus indeterminado, ou ao povo de Israel no seu conjunto, mas só têm cabal aplicação referidos ao Justo e ao Servo de Deus por excelência, que é o Messias.

Os salmos dizem-se, em geral, de David. Não é que David seja o autor de todos eles. Alguns são atribuídos pelo próprio texto Sagrado  a Azaph, aos filhos de Coré, etc., e outros são simplesmente anónimos. Porém, quer sejam do Santo rei David, quer de outro menos nome ou até desconhecido, o principal autor dos salmos é o Espírito Santo. Foi Ele Quem actuou nos autores sagrados – quer disso tivessem consciência, quer não – levando-os a escrever tudo e só o que Lhe aprouve, deixando a cada um o seu estilo pessoal e a urdidura literária do assunto.



 


Primeiro texto de OS SALMOS
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria  será  publicado em
9 de Abril de 2014

Nº 1980 - (98-14) – 1º PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 9 de Abril de 2014 - 6º ano

Nº 1980 -  (98-14)

9 de Abril de 2014

SANTOS DE CADA DIA

6º ANO

miscelania 125 miscelania 008ImageProxy

**********************************************************

Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia

é dever de todo o católico,

assim como procurar seguir os seus exemplos.

___________________________________________________________________________

===========================================

MÁXIMO, Santo

Bispo  -  (282)

Em Alexandria no Egipto, São MÁXIMO, bispo que durante o tempo em que era presbítero, acompanhou no exílio e na confissão de fé, São DIONISIO, a qu3em sucedeu na sede episcopal.

EDÉSIO, Santo

Mártir  -  (306)

Também em Alexandria, Santo EDÉSIO, irmão de Santo ANFIANO que no tempo do imperador Maximino, censurou abertamente o juiz por entregar ao lenocínio as virgens consagradas a Deus, e por isso foi preso e torturado pelos soldados ao mar, morrendo por Cristo Nosso Senhor.

DEMÉTRIO, Santo

Mártir  -  (séc. III ou IV)

Em Sirmium na Panónia, hoje Sremska Mitrovica, na Sérvia,  São DEMÉTRIO, mártir, que é piedosamente venerado em todo o Oriente, especialmente em Tessalónica.

EUPSÍQUIO, Santo

Mártir  -  (362)

Em Cesareia, na Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia, Santo EUPSÍQUIO, mártir que, por ter destruído o templo da deusa Fortuna, sofreu o martírio no tempo do imperador Juliano Apóstata.

LIBÓRIO, Santo

Bispo  -  (séc. IV)

Em Le Mans, Gália Lionense,  hoje na França, São LIBÓRIO, bispo.

ACÁCIO, Santo

Bispo  -<  (séc. V)

Em Amida, na Mesopotâmia, hoje Diyarbakir, na Turquia, Santo ACÁCIO, bispo que para resgatar os persas cativos e sujeitos a duros suplícios, persuadiu o clero e chegou a vender aos romanos os vasos sagrados da Igreja.

VAQLDETRUDES, Santa

Monja  -  (688)

Em Mons, na Nêustria, hoje na Bélgica, Santa VALDETRUDES que era irmã de Santa ALDEGUNDES, esposa de São VICENTE MADELGÁRIO e mãe de quatro santos, e imitando, o esposo, se consagrou a Deus e tomou o hábito monástico num cenóbio por ela fundado.

HUGO, Santo

Bispo  -  (730)

Em Jumièges, também na Nêustria, hoje na França, Santo HUGO, bispo de Rouen, que governou simultaneamente o mosteiro de Fontenelle e as Igrejas de Paris e de Baieux e, finalmente, renunciando a estas funções, dirigiu o mosteiro de Jumièges.

CASSILDA, Santa

Virgem  -  (1075)

No lugar de São Vicente, próximo de Briviesca, em Castela, região de Espanha, Santa CASSILDA, virgem que tendo nascido na religião maometana, ajudou compassivamente os cristãos encarcerados e depois seguiu a vida cristã na solidão eremítica.

GAUQUERIO, Santo

Cónego -  (1140)

Em Aureil, no território de Limoges, França, São GAUQUÉRIO, que foi cónego regular e resplandeceu para o clero como exemplo de vida comum e zelo das almas.

UBALDO DE SANSEPOLCRO, Beato

Presbítero - (1315)

Junto ao monte Senário, na Etrúria, hoje na Toscana, região de Itália, o Beato UBALDO DE SANSEPOLCRO, presbítero da Ordem dos Servos de Maria, que foi conduzido da milícia terrestre ao serviço de Maria por São FILIPE BENÍZI.

TOMÁS DE TOLENTINO, Beato

Presbitero  -  (1321)

Em Tana, na Índia oriental, o Beato TOMÁS DE TOLENTINO, presbítero da Ordem dos Menores e mártir que, tendo partido para anunciar o Evangelho no império da China, quando passava pelas terras dos Tártaros e dos Indianos, coroou a sua missão com glorioso martírio.

ANTÓNIO PAVÓNI, Beato

Presbítero  -  (1374)

Em Brichérasio, junto de Pinerolo, no Piemonte, região de Itália, o beato ANTÓNIO PAVÓNI, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir qure, ao sair da igreja onde pregara contra a heresia foi barbaramente trucidado.França,

MARGARIDA RUTAN, Beata

Virgem  -  (1794)

Em Dax, na Aquitania, região da França,.a Beata MARGARIDA RUTAN, virgem da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mártir.

CELESTINA FARON, Beata

Virgem e mártir  -  (1944)

No campo de concentração de Auschwitz, perto de Cracóvia, na Polónia, a beata CELESTINA FARON, virgem da Congregação das Pequenas Servas da Imaculada Conceição e mártir que durante a ocupação militar da Polónia, foi encerrada no cárcere por causa da sua fé em Cristo e, atormentada por cruéis suplicios, alcançou a gloriosa coroa do martírio.

LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA,Beata

Virgem  -  (1993)

Em Salvador da Baía, no Brasil, a Beata LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA, virgem da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mártir.

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

miscelania 005 miscelania 006miscelania 004

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. e tem sofrido algumas outras contrariedades, já do v/conhecimento, inclusive, nem sequer tenho alterado os textos que de vez em quando coloco no cabeçalho, além de me vir limitando a colocar apenas em dia as páginas 1 e 2, TENDO CANCELADO AS RESTANTES  por motivos óbvios.

A partir de hoje, possivelmente, deixarei de publicar os meus blogues através  do WINDOWS LIVE WRITER, já que a MICROSOFT decidiu que a partir de 18 de Abril deste ano, deixará de existir o Windows XP (o que eu considero de todo, injusto para a maior parte das pessoas que conheço e que utilizam este sistema informático) e, que por isso, terão de adquirir ou novos computadores ou um dos novos sistemas "que são caríssimos" pelo menos no que concerne a Portugal, na situação difícil em que se encontra, e no meu caso, por exemplo, terão de ficar sem acesso informático, pois não disponho de possibilidades económicas para transformar os computadores.

MAS QUEM MANDA PODE, e a MICROSOFT pode e está a tentar ganhar dinheiro não lhe importando que haja muita gente que não o pode fazer.

Dizia aqui antes que

"ENTRAMOS AGORA EM FEVEREIRO – E DURANTE ALGUNS DIAS (PENSO EU…) VOU CONTINUAR COM O SISTEMA QUE INICIE EM 16 DE JANEIRO ÚLTIMO, etc., etc."

____________________________________________-

Como se verifica, agora que estamos a meio de Março, voltei provisoriamente a utilizar o sistema do Windows Live Writer, que se encontra outra vez disponível, embora com algumas limitações, que mais dia menos dia, se calhar virão a ser alteradas por efeito da Microsoft, vir anunciando já há algum tempo que o sistema do Windows XP irá acabar em 8 de Abril do corrente ano, para obrigar os utentes a mudar para o Windows 8 ou 8.1 ou adquirir novos computadores – O QUE SINCERAMENTE NESTE MOMENTO É INVIÁVEL NO ASPECTO ECONÓMICO, EU O PODER FAZER -  pelo que vou tentar manter as 1ª e 2ª páginas, enquanto tal me for possível, embora agora o faça directamente através da 'janela' do BLOGGER, que é um pouco complexa talvez, pelo menos para os meus conhecimentos.

Quando o Windows XP acabar, – se porventura não suceder um milagre ou ganhar algum dinheiro no Totoloto – o mais certo será eventualmente ter que paralisar a edição dos meus blogues – se eu não puder daí em diante utilizar o computador, para este efeito, o que será deveras lamentável.

Apesar de tudo continuo optimista e pode ser que nem tudo seja tão mau como eu estou a pensar neste momento.

Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF

miscelania 004

_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 003

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org