OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 23 de setembro de 2014

renovação – em curso – 23-9-2014

Nº 2146 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DO ECLESIASTES - (2 -VAIDADE DOS PRAZERES) - 23 de Dezembro de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO

-

23 DE SETEMBRO DE 2014

Nº 2146 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2146

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:
Desde 20/8 o Intróito que eu vinha aqui publicando, passa a ter nova redacção, porque finalmente acabei de publicar em 19/8, os 150 Salmos do Antigo Testamento que haviua iniciado há mais ou menos 150 dias (o que quer dizer que há quase meio ano que o vinha fazendo - é só fazer as contas, como dizia o outro). 
Hoje, dia 22 de Setembro, início a publicação do Livro do ECLESIASTES dado que terminei ontem a publicação do Livro dos PROVÉRBIOS com 31 capítulos e 8 partes.
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a seis meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive opoirtunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!  
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
 o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
PROVÉRBIOS
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB

ECLESIASTES

VAIDADE DOS PRAZERES

2


Eu disse ao meu coração: «Vamos! Tentemos a alegria, gozemos o prazer». Mas vi que também isto era vaidade. Do riso eu disse: «Loucura!» E da alegria: «Para que serves
Resoovi, dentro do meu coração, entregar a minha carne ao vinho, enquanto o meu espírito se aplicaria ainda à sabedoria, e procurar a loucura até experimentar que coisa seria mais agradável  aos filhos dos homens, ou em que ocupação devem eles empregar-se neste mundo, durante os dias da sua vida.
Empreendi grandes trabalhos, construí para mim casas e plantei vinhas; fiz jardins e pomares, onde plantei árvores frutíferas de toda a espécie; construí depósitos de água para regar o bosque em que cresciam as árvores; comprei escravos e escravas, e tive numerosa família. Possuí muito gado, bois e ovelhas, mais do que todos os que me precederam em Jerusalém. Amontoei prata e ouro, riquezas  de reis e de províncias. Escolhi cantores e cantoras, e tudo o que faz as delícias dos filhos dos homens; numerosas mulheres. Fui maior do que todos os que me precederam em Jerusalém, conservando, porém, a minha sabedoria. Tudo o que os  meus olhos desejaram, nada lhes recusei; não privei o meu coração de nenhum prazer. O meu coração deleitava-se no meu trabalho, sendo este o fruto que dele tirei. Depois, reflecti em todas as obras que as minhas mãos tinham feito e o trabalho  que tive ao fazê-las. E vi que tudo era vaidade e vento que passa e que nada havia de proveitoso debaixo do sol.
Passei, então, à contemplação da sabedoria, da loucura e dos desvarios. Qual é o homem, que virá depois do rei, que há muito tempo foi designado? E reconheci que a sabedoria leva vantagem sobre a loucura, como a luz leva vantagem sobre as trevas.


O sábio e o louco


Os olhos do sábio, está na sua cabeça, mas o insensato anda nas trevas. E reconheci também que um mesmo destino espera a ambos, e disse dentro do meu coração: «A minha sorte será a mesma que a do insensato. Então para que serve toda a minha sabedoria?» E adverti que também isto era ainda vaidade. Poque a memória do sábio não é mais eterna que a do insensato, antes, passado algum tempo, tudo igualmente se esquece. Mas então? Tanto morre o sábio como o ignorante!
Por isso, detestei a vida, ao ver que é mau tudo o que existe  debaixo do sol; tudo é vaidade e vento que passa. E detestei todo o trabalho que tinha feito debaixo do sol, porque tudo hei-de deixar àquele que virá depois de mim. E quem  sabe se esse será sábio ou insensato. Contudo, é ele quem disporá de todo o fruto dos meus trabalhos, que debaixo do sol me custaram trabalho e sabedoria. Também isto é vaidade.
Desesperei no meu coração de todo o trabalho que suportei debaixo do sol. Porque um homem que trabalhou com sabedoria, ciência e bom êxito para deixar o fruto do seu labor a outro, que em nada colaborou, é uma vaidade e uma grande desgraça. Com efeito, que resta ao homem de todo o seu trabalho de todas as suas azáfamas com que se afadigou debaixo do sol? Todos os seus dias são cheios de dores e todos os seus trabalhos cheios de tristezas; nem mesmo durante a noite o seu coração descansa. Também isto é ainda vaidade.


Conclusão


Não há nada melhor para o homem que comer, beber e gozar o bem-estar, fruto do seu trabalho. Mas notei também que isto vem da mão de Deus. Quem, com efeito, como e bebe senão graças a Ele? Àquele que Lhe é agradável, Deus dá sabedoria, ciência e alegria; mas, ao pecador dá o cuidado de recolher e acumular bens, para depois os deixar a quem Deus quiser. E também isto é ainda vaidade e vento que passa.




Conforme Texto do
 LIVRO DO ECLESIASTES




===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf


00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em
 23 de Setembro de 2014

Nº 2147 - (265-14) 2ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 23 de Setembro de 2014

Nº 2147 - (265-14)

2ª PÁGINA


23 de Setembro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
**********************************************************
Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================
PIO DE PIETRILCINA, (Francisco Forgione), Santo
Presbítero - San Giovani Rotondo - Apúlia - Itália - (1968)

Memória de São PIO DE PIETRILCINA (Francisco Forgione), presbitero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que no convento de San Giovani Rotondo, na Apúlia, região de Itália, se consagrou assiduamente à direcção espiritual dos fiéis e à reconciliação dos penitentes e foi tão grande a sua providente dedicação aos pobres e aos necessitados, que neste dia, terminou a sua peregrinação terrena verdadeiramente configurado com Cristo Crucificado.

ZACARIAS e ISABEL, SantosPais de São JOÃO BAPTISTA - séc. I

Comemoração dos santos ZACARIAS e ISABEL, pais de São JOÃO BAPTISTA, Precursor  do Senhor. ISABEL, quando recebeu em sua casa MARIA, sua parete, cheia do Espírito Santo saudou a Mãe do Senhor  como Bendita entre as mulheres. ZACARIAS, sacerdote, cheio de espírito profético, ante o nascimento do filho, louvou a Deus redentor e anunciou a próxima vinda de Cristo, que procede do alto como sol nascente.

LINO, Santo
Papa - Roma - (séc. I)
 
SÓSIO,  Santo
- Diácono e mártir - Capo Miseno - Campânia - Itália - (305)
CONSTÂNCIO, Santo
Porteiro da igreja de Ancona - Piceno, Marcas - Itália - (séc. V)

ADAMNANO, Santo
Presbitero e Abade - Iona - Escócia - (704)

ANDRÉ, JOÃO, PEDRO e ANTÓNIO,  Santos
Mártires - Siracusa -Itália - (881)

PEDRO ACOTANTO,  Santo
Monge - Veneza - Itália - (1187)

HELENA DUGLIÓLI DALL'ÓLIO,  Beata
Viúva - Bolonha - Emília-Romanha - Itália - (1520)

CRISTÓVÃO, ANTÓNIO e JOÃO, Santos
Mártires - Tlaxcala - México - (1527 - 1529)

GUILHERME WAY, Beato
Presbitero e mártir - Kingston - Inglaterra - (1588)

MARIA EMÍLIA TAVERNIER, Beata
Viúva - Montreal - Quebéc - Canadá - (1851)

VICENTE BALLESTER FAR, Beato
Presbitero e mártir - Benisa - Valência - Espanha - (1936)

SOFIA XIMÉNEZ XIMÉNEZ, Beata
MARIA DA PURIFICAÇÃO DE SÃO JOSÉ 
(Maria da Purificação Ximénez Ximénez, Beata
MARIA DE SANTA SOFIA
 (Maria Josefa del Rio Messa), Beata
Mãe de família e virgens - Benicalapa -Espanha - (1936)
BERNARDINA JABLONSKA, Beata
 Virgem e fundadora - Cracóvia - Polónia - (1940)

JOSÉ STANEK, Beato
Presbitero e mártir - Varsóvia - Polónia - (1944)




_________________________


Caros Amigos


Como acima digo - no Cabeçalho -, este blogue tem sofrido várias modificações que vou implementando dia a dia, sempre que tenho oportunidade, mas por um motivo ou por outro, nunca disponho de tempo ou disposição para efectuar as comunicações atempadas no seu Editorial, pelo que fica um pouco desfazado todo o meu trabalho. Creio que compreenderão estes factos e como de qualquer modo, isto é um "passatempo" para mim, estou certo de que não levarão a mal, as discrepâncias que vão aparecendo.



Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF

miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
 e

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf