OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nº 2153 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DO ECLESIASTES - (9) - 30 de Setembro de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO

-

30 DE SETEMBRO DE 2014

Nº 2153 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2153

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:
Desde 20/8 o Intróito que eu vinha aqui publicando, passa a ter nova redacção, porque finalmente acabei de publicar em 19/8, os 150 Salmos do Antigo Testamento que haviua iniciado há mais ou menos 150 dias (o que quer dizer que há quase meio ano que o vinha fazendo - é só fazer as contas, como dizia o outro). 
Em 22 de Setembro, iníciei a publicação do Livro do ECLESIASTES dado que terminei no dia 21/9 a publicação do Livro dos PROVÉRBIOS com 31 capítulos e 8 partes.
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a seis meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive opoirtunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!  
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
 o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
ECLESIASTES
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB

ECLESIASTES

TUDO DEVE SER REALIZADO A SEU TEMPO

9


Apliquei então todo o meu espírito ao esclarecimento de tudo isto,  vi que os justos, os sábios e as suas obras estão nas mãos de Deus. O homem ignora se é digno de amor, se de ódio. Tudo é possível. Tudo acontece igualmente a todos. A mesma sorte para o justo  e para o ímpio, para aquele que é bom e para aquele que é impuro, para o que oferece sacrificios e para o que deles se abstém. O homem bom é tratado como o pecador; o perjuro, como aquele que teme o julgamento.

Este o mal, entre tudo o que se realiza debaixo do sol: Que haja para todos um mesmo destino. Por isso, o espírito dos homens transborda de malícia, a loucura habita no seu coração, durante a vida; depois disto, eles vão para a habitação dos mortos. Porque, enquanto um homem permanece entre os vivos, há esperança. Vale mais um cão vivo do que um leão morto. Os que estão vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem nada, nem recebem mais recompensa, porque a sua lembrança está esquecida. O amor, o ódio, a inveja pereceram juntamente com eles; não terão mais parte alguma, para o futuro, no que se faz debaixo do céu.

Vai, pois, come alegremente o teu pão e bebe contente o teu vinho, porque a Deus agradam os teus trabalhos. Veste-te sempre com vestidos brancos e haja sempre óleo perfumado sobre a tua cabeça. Goza da vida com a mulher que amas, durante todos os dias da tua fugaz existência que Deus te concede debaixo do sol. Esta é a tua parte na vida, entre os trabalhos que suportas debaixo do sol. Tudo o que a tua mão possa fazer, faze-o com todas as tuas faculdades, porque na região dos mortos para onde vais, não há nem trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria.

                                                                      A injustiça

Voltei-me e vi, que, debaixo do sol, a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor para os sábios. Todos estão à mercê das circunstâncias e da sorte. O homem não conhece a sua própria hora: Semelhante aos peixes apanhados na rede fatal, aos passarinhos que caem no laço, assim os homens são surpreendidos na hora da adversidade, quando ela cair sobre eles de improviso.

Vi também, debaixo do sol, este facto, que foi para mim uma grande lição: Havia uma pequena cidade pouco populosa, contra a qual veio um poderoso rei, que a sitiou e levantou contra ela grandes fortificações. Ora, encontrava-se nela um pobre homem, sábio, cuja sabedoria salvou a cidade. E, contudo, ninguém mais se lembrou deste pobre homem. Por isso, disse: «A sabedoria vale mais que a força, mas a sabedoria do pobre é desprezada e não são ouvidas as suas palavras.

                                 Sentenças referentes à sabedoria e à loucura

As palavras calmas dos sábios são mais ouvidas que os gritos de um chefe entre os insensatos.

Vale mais a sabedoria do que as máquinas de guerra. Mas um só pecador pode destruir tudo muito bem.





Conforme Texto do
 LIVRO DO ECLESIASTES




===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf


00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em
 30 de Setembro de 2014

Nº 2154 - (272-14) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 30 de Setembro de 2014 - 6º ano

Nº 2154 - (272-14)

1ª PÁGINA


30 de Setembro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
**********************************************************
Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================
JERÓNIMO, Santo
Presbitero e Doutor da Igreja - nascido na Dalmácia, Croácia  -  (420)

Memória de São JERÓNIMO, presbitero e doutor da Igreja que nascido na Dalmácia, na actual Croácia, estudou em Roma, onde adquiriu uma vastíssima cultura literária e aí recebeu o Baptismo; depois, atraído pelo valor da contemplação e da vida ascética, partiu para o . Oriente e foi ordenado presbitero. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso; mais tarde, estabelecdeu-se em Belém e retirou-se na vida monástica, dedicando-se com exímia competência a traduzir e a explicar a Sagrada Escritura. De modo admirável tomou parte activa nos vários problemas e necessidades da Igreja; finalmente, chegando a uma idade avançada descansou na paz do Senhor

ANTONINO, Santo 
Religioso - Piacenza - Emília-Romanha - Itália - (303)

URSO e VÍTOR, Santos
Soldados da Legião Tebana e mártires - Soleure - Suíça - (320)
   
GREGÓRIO O Iluminador,  Santo
Bispo - Arménia - (326)
 
EUSÉBIA, Santa
Virgem - Marselha - Provença - França - (497)

HONÓRIO, Santo
Bispo e ex-monge romano - Cantuária - Inglaterra - (653)

SIMÃO,  Santo
Conde e depois monge - Roma - Itália - (1082)

AMADO, Santo
Bispo - Nusco - Hirpínia hoje Campânia - Itália - (1093)

ISMIDÃO, Beato
Bispo - Die - França - (1115)

FELÍCIA MEDA, Santa
Abadessa clarissa - Pêsaro - Piceno - Itália - (1444)

FRANCISCO DE BORJA, Santo
Presbitero - jesuíta e pai de 8 filhos - viúvo- Roma - Itália - (1572)


JOÃO NICOLAU CORDIER, Beato
Presbiteroe mártir - barco-prisão em Rochefort - França - (1794)


FREDERICO ALBERT, Beato
Presbitero e pároco fundador - Lanzo - Turim - Itália - (1876)


TERESA DO MENINO JESUS, Santa
Nascimento em Lisieux - França - (1897)



_________________________


Caros Amigos


Como acima digo - no Cabeçalho -, este blogue tem sofrido várias modificações que vou implementando dia a dia, sempre que tenho oportunidade, mas por um motivo ou por outro, nunca disponho de tempo ou disposição para efectuar as comunicações atempadas no seu Editorial, pelo que fica um pouco desfazado todo o meu trabalho. Creio que compreenderão estes factos e como de qualquer modo, isto é um "passatempo" para mim, estou certo de que não levarão a mal, as discrepâncias que vão aparecendo.



Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF

miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
 e

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf