OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

IN MEMORIAM - PDE ANTÓNIO INÁCIO GOMES - 27 de Outubro de 2014



Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES
29 de Outubro de 1926 -  27 de Outubro de 2005


Padre Incio Gomes


Hoje, 27 de Outubro de 2014, completam-se 9 anos sobre a data de falecimento do Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES, que curiosamente seria enterrado no dia em que completaria 79 anos de idade, em 29 do mesmo mês.


Foi ordenado padre em 12 de Agosto de 1951

Foi professor e capelão militar, tendo cumprido a sua missão no antigo Ultramar Português. 

Foi nomeado, pelo Administrador Apostólico da Diocese do Porto, D. Florentino de Andrade e Silva, pastor responsável da Paróquia Experimental da Senhora do Porto, em 12/6/1964, que foi erigida canonicamente (pelo mesmo D. Florentino) em 25 de Março de 1967

Em 26/11/1967 inaugurou o pavilhão-capela do Bairro do Viso e em Agosto de 1968 iniciou-se a campanha “do tostão ao milhão” para construir a actual Igreja da Senhora do Porto

Entretanto em 11/9/69 demoliu-se a antiga capela da Senhora do Porto

Em 16/5/71 fez-se a primeira celebração na cripta da Igreja e em 2/7/77 fez-se a 1ª celebração na nave central da mesma Igreja, por D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto

Em Fevereiro de 1980 deu-se início à campanha para construção da Igreja da Comunidade do Viso iniciada em  1/8/83 com o nome de S. Paulo do Viso, e que ficou pronta em 17/3/85. 

Em 2001 (Agosto) celebrou-se o 50º aniversário da sua ordenação

Dois ou três anos depois começou a ter problemas de saúde, que originaram o seu internamento e o consequente falecimento em 28 de Outubro de 2005, tendo-se realizado o seu funeral precisamente no dia em que faria 79. 
Verifica-se pois que a sua permanência nesta paróquia foram exactamente 41 anos.

REQUIESCAT IN PACE

_______________________________________

Obrigado Padre Inácio.



ANTÓNIO FONSECA


Nº 2180 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DA SABEDORIA - (16) - 27 de Outubro de 2014


O ANTIGO TESTAMENTO -

27 DE OUTUBRO DE 2014

Nº 2180 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2180
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
No passado dia 3 do mês em curso, iniciei a transcrição do  Livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS que terminei no dia 11, e hoje início a edição do livro da SABEDORIA.  
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

LIVRO DA SABEDORIA
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB


LIVRO DA SABEDORIA


*********************************************************

SEGUNDA  PARTE

16

 O CASTIGO DE DEUS


Por isso, foram justamente castigados por semelhantes criaturas e atormentados por uma multidão de animais:
em vez de tais castigos, Vós favorecíeis o Vosso povo, satisfazendo o ardor do seu apetite  com um alimento surpreendente, e dando-lhe por alimento codornizes.
Desta sorte, aqueles, mau grado a sua fome, perante o aspecto repugnante dos animais enviados contra eles, sentiram aversão ao alimento necessário, enquanto estes, após uma breve privação, saborearam um alimento maravilhoso.
Era preciso que os opressores fossem oprimidos por uma inexorável fome, e que aos outros somente se mostrasse de que modo eram atormentados os seus inimigos.
Efectivamente, quando veio sobre eles o furor dos animais cruéis, e eram mortos pelas mordeduras de serpentes tortuosas, a Vossa cólera não durou até ao fim:
Eles foram só atormentados , por pouco tempo, para sua correcção;
tiveram um sinal de acção para lhes fazer lembrar os preceitos da Vossa lei.
E quem se , voltava para ele era curado, não pelo objecto que via, mas, sim, por Vós, Senhor, que sois o salvador de todos.
Com isto mostrastes aos Vossos inimigos, que sois Vós que livrais de todo o mal.
Com efeito, aqueles foram mortos pelas mordeduras dos gafanhotos e das moscas, e não se encontrou remédio para lhes salvar a vida, porque mereciam ser castigados por tais meios.
Mas, quanto aos Vossos filhos, nem os dentes das serpentes venenosas os puderam vencer, porque, sobrevindo a Vossa misericórdia, os curou.
Eram picados, para que se lembrassem das Vossas palavras, e logo ficavam curados, para que não viessem a esquecê-las completamente e ficassem excluídos dos Vossos benefícios.
Não foi erva nem unguento algum que os curou, mas a Vossa palavra, Senhor, que cura todas as coisas.
Vós, Senhor,tendes o poder da vida e da morte, e conduzis os fortes às portas do Hades e de lá os tirais.
O homem, pela sua maldade, pode matar:
porém, não pode fazer voltar o espírito uma vez saído, nem fazer tornar a alma já encerrada no Hades.
Escapar à Vossa mão é impossível e os ímpios que recusaram reconhecer-Vos, foram castigados pelo poder do Vosso braço, perseguidos por chuvas extraordinárias, saraivas, implacáveis tempestades e consumidos pelo fogo abrasador.
O que nisto havia de mais admirável era que, na água que tudo extingue, o fogo tomava mais violência, porque o universo toma defesa dos justos .
Umas vezes amansava-se o fogo para não consumir os animais enviados contra os ímpios, para que, vendo-o, reconhecessem  que eram perseguidos pelo juizo de Deus  .
Outras vezes, excedendo a sua força habitual, o fogo ardia no meio da água para destruir os produtos de uma terra iníqua.
Pelo contrário, alimentastes o Vosso povo, com o alimento dos anjos:
enviastes-lhes, sem trabalho, um pão do Céu completamnte preparado , qiue tinha em si todas as delícias e se acomodava a todos os gostos.
Este alimento, que dáveis, mostrava a doçura que tendes para com os Vossos filhos, pois adaptava-se ao desejo de quem o comia e transformava-se naquilo que cada um queria.
A neve e o gelo suportavam o fogo sem se fundirem, para que soubessem que destruía as colheitas dos inimigos, um fogo, aceso pela tempestade, que cintilava por entre a chuva  o qual, para que se alimentassem os justos, esquecia-se até da sua natural violência.
A criatura, servindo-Vos a Vós, seu Criador, aumenta a sua força para castigar os maus, e abranda-a para bem dos que em Vós confiam.
Por isso, amoldando-se a tudo, servia à Vossa generosidade que a todos alimenta, segundo a vontade dos que dela tinham necessidade, a fim de que os filhos que Vós amais, Senhor, soubessem  que são os frutos da terra que alimentam o homem, mas é a Vossa palavra  que conserva a vida daqueles que crêem em Vós.
Aquilo que resistia à acção do fogo, fundia-se ao simples calor de um raio de sol, para ensinara todos que é  preciso antecipar-se  ao nascer do sol para Vos agradecer, e que é preciso adorar-Vos antes do raiar do dia.
A esperança do ingrato é como o gelo do inverno que se derramará como água inútil.


Respeitando o Texto do

LIVRO DA SABEDORIA


===============================================  +++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
27 de Outubro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipédia.org

Nº 2181 - (299-14) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 27 de Outubro de 2014 - 6º ano


Nº 2181 - (299-14)

1ª PÁGINA
27 de Outubro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
**********************************************************
Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================

GONÇALO DE LAGOS, Beato
Presbítero - Lagos - Algarve - Portugal - (1422)

Comemoração do Beato GONÇALO DE LAGOS, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que, sendo natural de Lagos (Algarve), cidade de Portugal, ainda jovem abraçou a vida monástica em Lisboa. Foi prior de vários conventos da sua Ordem e distinguiu-se também pela sua dedicação em ensinar às crianças e aos incultos os preceitos cristãos. Morreu em Torres Vedras no dia 15 de Outubro.

EVARISTO, Santo
Papa - (108)

TRASEIAS ou TRÁSEAS, Santo 
Bispo de Euménia da Frígia e mártir - Esmirna - Ásia hoje Turquia - (170)

NAMÁCIO, Santo
Bispo - Arvena - Aquitânia - hoje Clermont-Ferrand - França - (460)

GAUDIOSO, Santo
Bispo - Nápoles - Campânia - Itália - (séc. V)

OTERANO, Santo
Monge - discipulo de São COLUMBA - Iona - Escócia - (séc. VI)

BARTOLOMEU DE BREGANZA, Santo
Bispo e fundador - Vicenza - Venécia hoje Véneto - Itália - (1270)

SAlVADOR MOLLAR VENTURA, Beato
Religioso e mártir - Paterna - Valência - Espanha - (1711)





_______________
Caros Amigos

Como continuo a dizer no Cabeçalho –, este  blogue tem sofrido várias modificações que vou implementando dia a dia, sempre que tenho oportunidade, mas por um motivo ou por outro, nunca disponho de tempo ou disposição para efectuar as comunicações atempadas no seu Editorial, pelo que fica um pouco desfasado todo o meu trabalho. Creio que compreenderão estes factos e como de qualquer modo, isto é um "passatempo" para mim, estou certo de que não levarão a mal, as discrepâncias que vão aparecendo.

Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF


miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
e
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf