OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

IN MEMORIAM - PDE MÁRIO SALGUEIRINHO - 29 de Outubro de 2014



Padre Mário Salgueirinho Barbosa

18 de Junho de 1927  -  29 de Outubro de 2011





Tive a dita de conhecer este excelente Padre e Amigo há muitos anos atrás, tinha eu talvez 15 anos mais ou menos, em que ele ainda muito novo, era capelão (ou coisa parecida) no antigo Hospital D. Manuel II, hoje Hospital Eduardo Santos Silva, onde estive internado um mês e durante 3 semanas tive o prazer de o acolitar nas celebrações diárias que ele ali fazia todas as manhãs.
Durante muitos anos depois disso, perdi-o de vista pessoalmente, mas nunca deixei de o cumprimentar e falar com ele sempre que por acaso nos encontrávamos - o que não era muito frequente - devido aos alcatruzes da vida.
A partir de 1971, data em que vim viver para o Bairro do Viso (e mais propriamente quando ele começou a celebrar Missa, primeiro no barracão que esteve montado aqui no Bairro a servir de Capela, depois na Escola primária e finalmente na Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso, coadjuvando o seu Colega de Seminário Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES (a que ontem fiz aqui referência pelo seu falecimento) tive muito contacto com ele, trocando muitas impressões acerca de assuntos relativos à Igreja e à vida.
Aliás a ligação do Padre Salgueirinho com o Padre Inácio, já vinha de muito longe, desde os estudos no Seminário onde foram condiscípulos e eram muitíssimo Amigos um do outro assim como de outros Padres que por cá passaram, como o Padre Álvaro Tavares e o Bispo Emérito D. Manuel Martins (estes dois últimos ainda vivos, graças a Deus).
O Pde Salgueirinho foi coadjutor em várias paróquias, viveu na Maia, era colaborador na Capela das Almas depois de ter sido Administrador e Director do jornal diocesano VOZ PORTUCALENSE e deixou muitos escritos em prosa e poesia, os quais publiquei durante mais de um  ano, neste blogue alguns, tais como os VITRAIS que durante alguns anos escreveu no Jornal; e além disso foi também colaborador nas manhãs da Rádio Renascença durante algum tempo também. 

Em 2010 começou a ter problemas de saúde e acabou por ser internado no Instituto de Oncologia do Porto, tendo falecido precisamente no dia 29 de Outubro de 2011. O seu funeral realizou-se em Santiago de Bougado, de onde era natural.


*****************************

Obrigado pela sua amizade que nunca esquecerei 

Padre SALGUEIRINHO

REQUIESCAT IN PACE




  
**********************************

ANTÓNIO FONSECA



Nº 2184 - (302-14) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 29 de Outubro de 2014 - 6º ano


Nº 2184 - (302-14)

1ª PÁGINA
29 de Outubro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
**********************************************************
Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================

FELICIANO, Santo
Mártir - Cartago - hoje Tunísia - (séc. III)

NARCISO, Santo
Bispo de Jerusalém tendo morrido com 116 anos - (222)

HONORATO, Santo 
Bispo discipulo de Santo EUSÉBIO e administrou o viático a Santo AMBRÓSIO - Vércelas - Ligúria hoje Piemonte - Itália - (séc. IV)

ZENÓBIO, Santo
Presbitero - Sidónia - Fenícia hoje Líbano - (séc. IV)

ABRAÃO, Santo
Anacoreta, cuja vida foi escrita por Santo EFRÉM - Edessa - Osroene hoje Turquia - (366)

TEODÁRIO, Santo
Abade e discipulo de Santo EUSÉBIO DE ARLES - Vieene - Gália, hoje França - (575)

COLMANO, Santo
Bispo - Galway - Irlanda - (632)

DODÃO, Santo
Abade  do mosteiro de WALLERS - Moustiers-en-Fagne - Cambrai - Nêustria hoje França - (séc. VIII)

CAETANO ERRICO, Santo
Presbitero e fundador - Secondigliano - Nápoles - Itália - (1860)



_______________
Caros Amigos

Como continuo a dizer no Cabeçalho –, este  blogue tem sofrido várias modificações que vou implementando dia a dia, sempre que tenho oportunidade, mas por um motivo ou por outro, nunca disponho de tempo ou disposição para efectuar as comunicações atempadas no seu Editorial, pelo que fica um pouco desfasado todo o meu trabalho. Creio que compreenderão estes factos e como de qualquer modo, isto é um "passatempo" para mim, estou certo de que não levarão a mal, as discrepâncias que vão aparecendo.

Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF


miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
e
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 2184 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DA SABEDORIA - (18) - 29 de Outubro de 2014


O ANTIGO TESTAMENTO -

29 DE OUTUBRO DE 2014

Nº 2184 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2182
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
No passado dia 3 do mês em curso, iniciei a transcrição do  Livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS que terminei no dia 11, e hoje início a edição do livro da SABEDORIA.  
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

LIVRO DA SABEDORIA
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB


LIVRO DA SABEDORIA


*********************************************************

SEGUNDA  PARTE


18

 AS TREVAS DO EGIPTO E A COLUNA DE FOGO


Enquanto para os Vossos santos brilhava uma luz brilhantíssima, aqueles ouviam a sua voz, mas não viam o seu semblante, e julgavam-nos felizes por não sofrerem os mesmos tormentos.
Davam-lhes graças porque não se vingavam, apesar dos maus tratos suportados, e pediam-lhes perdão da sua inimizade.
E Vós, em lugar das trevas, acendestes uma coluna luminosa para os guiar na sua marcha, como guia desconhecido, como sol inofensivo na sua gloriosa peregrinação.
Mas bem mereciam ser privados da luz e aprisionados nas trevas, aqueles que tinham encerrado em prisões os Vossos filhos, através dos quais a incorruptível luz da Vossa lei se devia comunicar ao mundo.
E àqueles que tinham resolvido matar os filhos dos santos, um dos quais foi exposto e salvo para castigo deles.
Vós lhes tirastes a multidão dos seus filhos, e juntos os aniquilastes nas profundezas das águas.
Aquela noite tinha sido conhecida, de antemão, por nossos pais, para que, sabendo com certeza a que juramentos tinham dado crédito, ficassem cheios de coragem.
Assim o Vosso povo esperou a salvação dos justos e a perdição dos ímpios.
Da mesma forma que castigastes os nossos inimigos, assim também nos convidastes a ser Vossos e nos honrastes.
Por isso, os filhos santos dos justos ofereciam, secretamente, o sacrificio, e, de comum acordo, estabeleciam este pacto divino:
Que os santos participariam dos mesmos perigos;
entoando já os hinos dos seus pais.
Entretanto, ressoavam os gritos confusos dos inimigos, e ouviam-se as lamentações  dos que choravam os seus filhos mortos.
Uma mesma sentença feriu o escravo e o senhor, o homem do povo sofreu o mesmo castigo que o rei.
Todos, igualmente , tinham inumeráveis mortos , feridos com o mesmo género de morte .
Os sobreviventes já não eram suficientes para os enterrar, porque, num instante, a sua melhor geração foi exterminada . Então, os que tinham  permanecido incrédulos , por causa dos seus sortilégios, reconheceram, vendo morrer os seus primogénitos, que este povo era verdadeiramente filho de Deus.
Quando um profundo silêncio envolvia todas as coisas, e a noite estava no meio do seu curso, a Vossa palavra omnipotente desceu dos céus e do trono real e como um implacável guerreiro, lançou-se sobre a terra condenada à ruína , levando, como aguda espada, o Vosso irrevogável decreto.
Estando de pé, ela tudo encheu de morte, e, pisando a terra, chegava aos céus.
No mesmo instante, foram perturbados por visões e sonhos terríveis e temores inesperados os assaltaram.
Arrojados por terra aqui e acolá, semi-mortos, manifestavam a causa da morte que os atingia.
As visões, que os perturbaram, tinha-lhes revelado isso, para que não perecessem sem conhecer a causa da sua desgraça.
É verdade que a prova da morte feriu também os justos e numerosos foram os que ela abateu no deserto, mas a ira de Deus não durou muito tempo, porque um homem irrepreensível se apressou a tomar a sua defesa, servindo-se das armas do seu ministério, a oração e o sacrifício expiatório do incenso.
Opôs-se à Vossa ira, e pôs fim ao flagelo, mostrando que era Vosso servo.
Dominou a revolta, não pela força do corpo, nem pela força das armas, mas pela sua palavra deteve o exterminador, recordando os juramentos e alianças dos antepassados .
Quando já os mortos se amontoavam uns sobre os outros, ele interveio, deteve a cólera e cortou o caminho que ia ter aos vivos.
Na sua longa vestidura estava representado o universo inteiro, sobre as quatro fileiras de pedra estavam gravados os nomes gloriosos dos patriarcas, e a Vossa glória sobre o diadema da sua cabeça.
Diante destas coisas retrocedeu o exterminador, porque a simples demonstração da Vossa ira era suficiente.


Respeitando o Texto do

LIVRO DA SABEDORIA


===============================================  ++++++++++++++ +++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
29 de Outubro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipédia.org