OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nº 2186 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DO ECLESIÁSTICO - Introdução - Resumo e Prólogo - 31 de Outubro de 2014


O ANTIGO TESTAMENTO -

31 DE OUTUBRO DE 2014

Nº 2186 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2184
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Terminada ontem (dia 30-10) a transcrição do livro da SABEDORIA.  hoje dia 31 início a transcrição do livro ECLESIÁSTICO (ou Livros Sapienciais), qual deverá demorar mais ou menos uns 50 dias pelo que devo terminar perto do Natal, mais propriamente na terceira semana de Dezembro próximo, ASSIM DEUS ME AJUDE. 
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA
Faltando, pois publicar, os seguintes:
ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

LIVRO DA SABEDORIA
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB


ECLESIÁSTICO
Livros Sapienciais


*********************************************************

INTRODUÇÃO

A Igreja Latina deu a este Livro o nome de ECLESIÁSTICO porque era frequentemente lido na Igreja para instrução dos catecúmenos. Os códices e edições em grego designam-no com o nome de «Sabedoria de Jesus, filho de Sirac». 
Foi escrito por este autor, judeu piedoso, leitor assíduo das Escrituras, que nele nos deixou um resumo das suas leituras e da sua experiência na primeira metade do século II a. C. Foi traduzido para o grego, de modo algo livre, por um seu neto, cerca do ano 130, como ele mesmo explica no prefácio da tradução.
O texto hebraico perdeu-se, mas no final do século XIX - princípio do séc. XX -  (1896-1900), foram encontrados, numa antiga sinagoga do Cairo, vários fragmentos  que nos transmitiram cerca de dois terços do texto original.

RESUMO

O livro divide-se em duas partes: - a primeira compõe-se de pensamentos e máximas muitas vezes sem ligação alguma e difíceis de sistematizar (1, 1-42, 14).
A segunda descreve as obras de Deus e contém os louvores  dos patriarcas e dos homens santos de Israel (42, 15-50, 21).
Depois segue a conclusão, o Epílogo, uma oração de Jesus, filho de Sirac, e uma exortação à busca da sabedoria (50, 22-51, 20).

PRÓLOGO DO TRADUTOR GREGO

Muitos e excelentes tesouros de instrução e sabedoria nos foram transmitidos pela lei, pelos profetas, e por outros escritores que lhes sucederam (Lc 24, 44) e que tornaram Israel digno de grandes louvores, visto que não somente estes autores tiveram de ser muito instruídos mas também os próprios estranhos se podem tornar, graças a eles, muito hábeis tanto para falar como para escrever.
Por isso Jesus, meu avô, depois de se ter aplicado particularmente ao estudo atento da lei, dos profetas e dos outros livros, transmitidos pelos nossos antepassados, quis também escrever alguma coisa de instrução e de sabedoria , a fim de que as pessoas desejosas de aprender, esclarecidas pelas suas lições, pudessem aplicar-se , cada vez mais, à reflexão e progredir numa vida conforme a Lei.
Exorto-vos, pois, a ler este livro com benevolência e atenção muito particular e a perdoar-nos se algumas vezes parecer que, ao dar uma imagem exacta da sabedoria, não encontramos , entretanto, os termos desejados para a expressar , porque as palavras hebraicas perdem muito da sua força quando traduzidas em língua estrangeira (Lc 23, 38: Jo 5, 2: Act 21, 40). E isto não  acontece somente com este livro, pois a lei e os profetas e os outros livros são muito diferentes , quando se compara a versão com o texto original.
No ano trinta e oito do reinado de Ptolomeu Evergeta, cheguei ao  Egipto, e tendo ali permanecido muito tempo, encontrei este livro, que lá havia sido deixado, e cuja doutrina não se deve desprezar. Por isso, julguei útil e necessário trabalhar com cuidado para o traduzir. Durante esse tempo, empreguei muitas vigílias e todos os cuidados em concluir e publicar esta obra para utilidade daqueles que querem reflectir e aprender como se devem conduzir, se estiverem resolvidos a viver, segundo a lei do Senhor.



Respeitando o Texto do

Livro do
ECLESIÁSTICO
ou 
Livros Sapienciais

===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
31 de Outubro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipédia.org

Nº 2186 - (304-14) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 31 de Outubro de 2014 - 6º ano


Nº 2186 - (304-14)

1ª PÁGINA
31 de Outubro de 2014
SANTOS DE CADA DIA
6º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
**********************************************************
Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================

EPIMÁQUIO DE PELÚSIO, Santo
Mártir - Alexandria - Egipto  -  (250)

QUINTINO, Santo
Mártir - Vermand hoje Saint-Quentin, Gália Bélgica hoje França - (séc. III)

FELANO, Santo 
Presbitero e Abade nascido na Irlanda e irmão de São FURSEU e fundou 2 mosteiros um apara monges e outro para monjas - Fosses - Brabante  da Austrásia hoje Bélgica - (655)

ANTONINO, Santo
Bispo - Milão - Lombardia - Itália - (661)

VOLFGANGO, Santo
Mestre-escola - monge e depois bispo - Ratisbona - Baviera - Alemanha - (994)

CRISTÓVÃO DE ROMANHA, Santo
Presbitero tendo morrido já centenário - Cahors - Aquitânia - França (1272)

TOMÁS DE FLORENÇA BELLÁCI, Beato
Religioso na Terra Santa e Etiópia - Riéti - Sabina - Itália - (1447)

AFONSO RODRIGUEZ, Beato
Religioso - Palma de Maiorca - Espanha - (1617)

LEÃO NOWAKOWSKI, Beato
Virgem - Cividale del Friúli hoje Friúli-Venézia Giúlia - Itália - (1292)

MARIA DA IMACULADA  CONCEIÇÃO 
(Maria Isabel Salvat y Romero), Beata
Mártir - Winchester - Inglaterra - (1583)




_______________
Caros Amigos

Como continuo a dizer no Cabeçalho –, este  blogue tem sofrido várias modificações que vou implementando dia a dia, sempre que tenho oportunidade, mas por um motivo ou por outro, nunca disponho de tempo ou disposição para efectuar as comunicações atempadas no seu Editorial, pelo que fica um pouco desfasado todo o meu trabalho. Creio que compreenderão estes factos e como de qualquer modo, isto é um "passatempo" para mim, estou certo de que não levarão a mal, as discrepâncias que vão aparecendo.

Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF


miscelania 004
_____________________________________
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
e
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf