OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Nº 2239 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - PROFECIA DE ISAÍAS - Introdução e Resumo - 23 de Dezembro de 2014 - 7º ano

Caros Amigos:

Desejo a todos os meus eventuais leitores, um FELIZ NATAL e um
ANO NOVO DE 2015
muito melhor do que o que está a decorrer




O ANTIGO TESTAMENTO 


23 DE DEZEMBRO DE 2014

Nº 2239 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
ANO 7

Caros Amigos:

Passado o Dia de Festa para mim, em virtude deste Blogue ter entrado no seu sétimo ano de publicação diária (com muitos altos e baixos, mas mesmo assim, continuamente) e, sinto-me Feliz por ainda estar aqui presente e vou continuar a seguir o lema:


«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:



miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada ontem (dia 23-12)
a transcrição do livro do ECLESIÁSTICO  (ou Livros Sapienciais), 
exactamente dois dias antes do Natal, início hoje Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12) novo livro o da PROFECIA DE ISAÍAS, com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a 2 escassos meses (20/Fevereiro)  será já de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais )

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ECLESIÁSTICO
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE terra da naturalidade de JOB


J O B

PROFECIA DE ISAÍAS


*********************************************************


INTRODUÇÃO

RESUMO


Considerado o maior de todos os profetas, ISAÍAS nasceu provavelmente em Jerusalém, à volta do ano 770 antes de Cristo. Era de família nobre, talvez aparentado com a família real, e homem de elevada cultura.

A vocação de Isaías teve lugar no ano da morte do rei Ozias (6, 1). O seu ministério exerceu-se no tempo dos reis de Judá. Joatam (2 Rs 15, 32-38). Acaz (2 Rs 16) e Ezequias (2 Rs 18-20; cf Is 36-39).

Acaz, ameaçado pela coligação de Damasco e da Samaria, chama em seu socorro o poderoso rei de Assur (cap 7); Ezequias deixa-se tentar pelas lisonjas do rei da Babilónia 
(cap 39) e os seus conselheiros procuram a aliança do Egipto contra Senaquerib (cap 28-32). Isaías exige inabalávelmente que em todas as circunstâncias se tenha fé em Javé, pois só se deve contar com  Ele como salvador. Contudo, Isaías vê além do presente; pela sua infidelidade Acaz é indigno das promessas feitas a David, mas, da sua raça, nascerá o filho duma virgem; então a vinha do Senhor transformar-se-á em silvas e em espinhos, mas o Emanuel fará a divisão entre os eleitos e os reprovados (cap 8) e o reino que Ele estabelecerá não terá fim (cap 9, 1-6); será um reino espiritual de volta à justiça original e à paz paradisíaca  (cap 11). Isaías, (especialmente no cap 6-12), é o breviário do messianismo. 

O «Consolador de Israel» (cf Ecli 48, 24) dirige-se aos exilados em Babilónia. Israel geme na servidão, mas é de Javé que ele é o servidor; o Todo-Poderoso, o Criador do mundo, o Dominador da história, também é Redentor de Israel. Coragem pois: os ídolos de nada valem; Javé suscita Ciro para libertar os cativos (cap 40-45). Babel desmorona-se com os seus deuses e os seus reis (cap 46, 47). O vidente tem agora uma nova obrigação a cumprir: reconduzir à terra Santa um povo que se deixou prender pelos falsos bens da terra estrangeira; só um pequeno remanescente é que ouve a chamada do profeta, apesar do seu apelo estar repleto de promessas (cap 48-50). Quão insignificante é a  caravana que entrará em Jerusalém (cf Esd 3, 4)! Contudo, o braço de Javé é sempre forte para salvar e o profeta vê as maravilhas que ele deve operar. Será um novo Êxodo, um novo Sinai, um novo Éden e uma nova criação (cap 51, 52); o Todo-Poderoso realizará estas maravilhas por intermédio do último remanescente, o seu Servidor desprezado, que, carregando o pecado do mundo, o espiará pelo seu sacrificio; o sangue do Cordeiro resgata a nova Jerusalém, eternamente reconciliada  (cap 53, 54). Tais são as últimas perspectivas das promessas feitas a David (cap 55).
Os infelizes que reentraram em Jerusalém tinham uma grande necessidade de ser consolados; é a eles que se dirigem os capítulos 56-66. O profeta anuncia a estes pobres oprimidos um julgamento que vai mudar a face da terra. As questões de raça são ultrapassadas: Javé reside no Céu e na alma dos seus fiéis (cap 57, 15), o Templo a construir é uma casa de oração para todos os povos (cap 56, 7.8), a Jerusalém que se ergue é o ponto de reunião das nações. A descrição desta Jerusalém e do seu esposo vitorioso (cap 60, 1-63, 6) inspirará a São João o capítulo 21 do Apocalipse. E por fim, Isaías encerra o livro com uma cena do julgamento final (cap 66, 15-24).


Os livros de Isaías e dos Salmos são os mais citados no Novo Testamento.






Respeitando o Texto do 
Livro da PROFECIA DE ISAÍAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000


Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
23 de Dezembro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Nº 2239 - (357-14) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 23 de Dezembro de 2014 - SÉTIMO ANO

Caros Amigos:



Desejo a todos os meus leitores 
Muito Boas Festas de NATAL 
e de um ANO NOVO de 2015
sem austeridades estúpidas





Nº 2239 - (357-14)

1ª PÁGINA

23 de Dezembro de 2014 

SANTOS DE CADA DIA

7º ANO

miscelania 125 miscelania 008miscelania 125

**********************************************************

Comemorar e lembrar os Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.

___________________________________________________________________________

===========================================

JOÃO DE KENTY, Santo

Presbitero - sacerdote e professor - Cracóvia - Polónia - (1473)



TEÓDULO, SATURNINO, EUPORO, GELÁSIO, EUNICIANO, ZÓTICO, PÔNCIO, AGATOPO, BASILIDES e  EVARISTO,  Santos


Mártirres -Gorina - Creta - Grécia - (250)

SÉRVULO, Santo


Paralítico pedinte e cuidava dos pobres com o que lhe sobrava. Estava sempre junto à igreja São Clemente, dando graças a Deus durante toda a vida - Roma - Itália - (590)

IVO, Santo

Bispo - Chartres - Gália hoje França - (1116)

HARTMANN, Beato


Bispo - Bressanone - Alto Édige - Itália - (1164)



TORLACO, Santo



Bispo de Skalholt - Islândia - (1193)

JOÃO STONE, Santo

Presbitero da Ordem dos Irmãos de Santo Agostinho e mártir - Cantuária - Inglaterra - (1539)


NICOLAU FACTOR, Beato

Presbitero da Ordem dos Frades Menores - Mártr - Valência - Espanha - (1936)

MARIA MARGARIDA D'YOUVILLE, Santa

Religiosa - Montreal - Canadá - (1771)

ANTÓNIO DE SANT'ANA GALVÃO DE FRANÇA, Santo

Presbitero da Ordem dos Frades Menores - São Paulo - Brasil - (1822)


JOSÉ CHO-YUN-HO, Santo

Mártir - Tjyen-Tiyon  -  Coreia  -  (1866)

PAULO MELÉNDEZ GONZALO, Beato

Mártir e pai de família - Valência - espanha - (1936)

HENRIQUE IZQUIERDO PALÁCIOS, Beato
e companheiros
ELISEU MIGUEL LARGO, HENRIQUE CAÑAL GÓMEZ, MANUEL (José Manuel Julián Mauro Gutiérrez Ceballos), MIGUEL RODRIGUEZ GONZÁLEZ, presb
iteros da Ordem dos Pregadores, BERNARDINO IRURSUN OTERMIN, ELEUTÉRIO MARNE MANSILHA, JOSÉ MARIA GARCIA TABAR, PEDRO LUÍS LUÍS, religiosos da mesma ordem

Mártires - santander - espanha - (1936)



*************************

*******************

*******************************

Caros Amigos


Pensava começar este mês (hoje dia 1/12) com novo Layout, mas tal não  foi possível por vários motivos (técnicos principalmente). 



Em consequência e durante apenas alguns dias mais - ESPERO - manter-se-á o modelo actual.




A redacção do CABEÇALHO continua, assim como a foto que lá coloquei - que é pessoal, e não condiz muito bem - penso eu - com os temas que preenchem este blogue diariamente.




Pretendo que o mais rápido possível, eu possa proceder às alterações que desejo efectuar


Aliás estas modificações servirão para melhorar um pouco (ou muito) os textos e a formatação que considero já um pouco cansativa. 

Sempre que for possível, inserirei miniaturas sobre os Santos e Beatos que for publicando, - como fazia inicialmente.

Desculpem-me por favor. Obrigado.  AF


miscelania 004
_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto

miscelania 003

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

http://es.catholic.net;
 http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; 
http://bibliaonline.com.br/acf
http:// Wikipedia.org.
etc., etc.