OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 26 de março de 2015

Nº 2334 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (25) - 26 DE MARÇO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

26 DE MARÇO DE 2015

Nº 2334 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


25

ANÚNCIO DO CATIVEIRO E DA RUÍNA FINAL DA BABILÓNIA

Palavra que foi dirigida a Jeremias acerca de todo o povo de Judá, no quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá (que é o primeiro ano de Nabucodonosor, rei da Babilónia) e que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém, dizendo: 
«Desde o ano décimo terceiro de Josias, filho de Amon, rei de Judá, até este dia, há vinte e três anos, foi-me dirigida a palavra do Senhor, eu vo-la anunciei com assiduidade, mas vós não a ouvistes. 
O Senhor enviou-vos muitas vezes profetas, Seus servos, mas vós não lhes prestásteis
 atenção nem destes ouvidos às mensagens. 
Ele dizia-vos: 
Deixai os vossos maus caminhos e as vossas más obras, e habitareis para sempre na terra que o Senhor vos deu, a vós e a vossos pais. 
Não queirais ir atrás de outros deuses, para os servirdes e adorardes. 
Não provoqueis a  Minha ira para vossa desgraça com esses (ídolos), obra das vossas mãos. 
Mas vós não Me ouvistes - oráculo do Senhor - de modo que provocastes a Minha Ira, com  a obra das vossas mãos, para vossa desgraça. 
Pelo que, assim fala o Senhor dos exércitos
Porque não ouvistes as Minhas palavras, vou convocar todas as tribos do Norte - oráculo do Senhor - assim como o Meu servo, Nabucodonosor, rei da Babilónia: fá-lo-ei vir contra esta terra e seus habitantes, e contra todas as nações que a cercam. 
Destruí-los-ei e farei deles objecto de horror, de ludibrio e de vergonha eterna. 
Farei cessar os seus gritos de alegria e os seus cânticos de júbilo, os cantos do esposo e da esposa, amortecerei o ruído da mó e a luz da lâmpada (Ap 18, 22). 
Esta terra converter-se-á em deserto e desolação e, durante setenta anos, estas gentes servirão o rei da Babilónia (2 Par 36, 21-22; Dan 9, 2; Is 23, 15). 
Decorridos estes setenta anos, castigarei o rei da Babilónia e os seus habitantes por causa dos seus crimes- oráculo do Senhor - assim como o país dos caldeus, que transformei numa eterna solidão. 
Executarei sobre esta terra todas as ameaças que proferi contra ela e que estão escritas neste livro, tudo o que Jeremias profetizou contra as nações pagãs. 
Com efeito, estas serão por sua vez, subjugadas por numerosas nações e poderosos reis. Eu lhes retribuirei conforme o seu merecimento e segundo as acções das suas mãos!».

Juizo contra as nações



Assim me falou o Senhor, Deus de Israel
«Toma de Minhas mãos este copo cheio de vinho da Minha ira, e dá a beber dele a todos os povos, aos quais Eu te enviar. 
Quando o tiverem bebido, ficarão aturdidos e enlouquecerão à vista da espada que enviarei contra eles» (Is 51, 17). 
Tomei, então, o copo das mãos do Senhor e dei-o a beber a todos os povos, aos quais o Senhor me enviou. 
A Jerusalém, às cidades de Judá, aos seus reis e chefes, para fazer deles um deserto, um pavor, um objecto de desprezo e maldição, como hoje se vê; 
ao faraó, rei do Egipto, aos seus servos, aos seus príncipes e a todo o povo, assim como a todos os seus mercenários; 
a todos os reis da terra de Us e a todos os reis da terra dos filisteus; 
a Ascalon, a Gaza, a Acaron, ao que resta de Azot, à Idumeia, a Moab e aos filhos de Amon; a todos os reis de Tiro, de Sidónia e das ilhas que estão além do mar; a Dedan, a Tema e a Buz; a todos os que rapam (os cabelos) das têmporas; 
aos reis da Arábia e ao das populações que habitam o deserto; 
a todos os reis de Zambri
a todos os reis de Elam e a todos os reis dos medos; 
a todos os reis do Norte, próximos ou longínquos, e a todos os reinos da terra que existem sobre ela. 
E, depois deles, beberá o rei de Sesac
«Dir-lhes-ás: Assim fala o Senhor de Israel
Bebei. embriagai-vos, vomitai e caí para não mais vos levantardes diante da espada que enviarei contra vós. 
Se recusarem tomar o copo das tuas mãos, para beberem dele, dir-lhes-ás: 
Isto diz o Senhor dos exércitos
«Tereis de o beber» - porque, se, pela cidade onde o Meu nome foi invocado, vou começar a castigar, vós ficareis sem castigo? 
Não, não sereis poupados, porque farei descer a espada sobre todos os habitantes da terra- oráculo do Senhor dos exércitos» (1 Ped 4, 17). 
«Tu lhes anunciarás todas estas coisas. 
Dir-lhes-ás: 
O Senhor ruge do alto do céu, da Sua santa morada levanta a Sua voz, clama contra o Seu rebanho e lança gritos de dor contra todos os habitantes da terra (Am 1, 2). 
O seu estrondo chegará até aos confins da terra, porque o Senhor julgará as nações e este será o Seu juizo contra toda a carne, entregando os ímpios à espada - oráculo do Senhor
Isto diz o Senhor dos exércitos. 
Eis que o flagelo estender-se-á de nação em nação, e dos confins da terra desencadear-se-á violenta tempestade. 
Aqueles que o Senhor entregar à morte neste dia de uma à outra extremidade da terra, não serão chorados, nem recolhidos e sepultados; 
jazerão como esterco sobre a face da terra. 
Chorai, pastores, gritai! Cobri-vos de cinza, guardas do rebanho, pois que chegou o dia da vossa destruição, e caireis como ovelhas escolhidas. 
Não haverá mais refúgio para os pastores, nem salvação para os guardas do rebanho, porque o Senhor devastou os seus pastos. 
As suas amenas campinas são devastadas pelo furor da ira do Senhor
Saiu, como um leão sai do seu covil, e a sua terra foi destruída pelos golpes da espada destruidora  e pela ardente indignação do Senhor».




Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
26 de MARÇO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Nº 2335 - (85-2015) 1ª PÁGINA - SANTOS DE CADA DIA - 26 DE MARÇO DE 2015 - SÉTIMO ANO

Caros Amigos:
Desejo a todos os meus leitores

UM BOM ANO DE 2015

Nº 2335 - (85-2015) 1ª PÁGINA

26 de Março de 2015

SANTOS DE CADA DIA

7º ANO
miscelania 125 miscelania 008miscelania 125
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
**********************************************************
Comemorar e lembrar os
Santos de Cada Dia
é dever de todo o católico,
assim como procurar seguir os seus exemplos.
___________________________________________________________________________
===========================================



===========================================




CÁSTULO, Santo

Mártir - Roma, junto à Via Labicana - (data incerta)

MANUEL, SABINO, QUADRATO e TEODÓSIO, Santos

Mártires - Anatólia - Turquia - (data incerta)

MONTANO e MÁXIMA, Santos

Presbitero ne esposa, mártires - Sirmium - Panónia hoje Sremska Mitrovica - Servia - (304)

EUTÍQUIO, Santo

Subdiácono de Alexandria e mártir - (356)

PEDRO, Santo

Bispo - irmão mais novo de São BASILIO MAGNO - Sebaste - antiga Arménia hoje Sivas - Turquia - (391)


BERCÁRIO, Santo

Primeiro abade de Hautvilliers e de Montier-en-Der - Champagne - França - (685)

BARÔNCIO e DESIDÉRIO, Santos

Eremitas - Montalbano - Etrúria - Itália - (séc. VII)

LUDGERO, Santo

Bispo - mosteiro de Werden - Saxónia - Alemanha - (809)


MADALENA CATARINA MORAMO, Beata

Virgem do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - Catânia - Sicília - Itália - (1908)




*************************
*******************
*******************************

miscelania 004
_____________________________________

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto
miscelania 003

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO da CEP – www.liturgia.pt
http://jesuitas.pt;
http:// Wikipedia.org.

Nº 2336 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (27) - 28 DE MARÇO DE 2015

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

28 DE MARÇO DE 2015

Nº 2336 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


27

O JUGO, SÍMBOLO DE ESCRAVIDÃO

No princípio do reinado de Sedecias, filho de Josias, rei de Judá, a palavra do Senhor foi dirigida a Jeremias, nestes termos: 

«Isto me disse o Senhor: 
Faze um laço e um  jugo e põe-nos ao pescoço. 
Depois manda dizer ao rei de Edom, ao rei de Moab, ao rei dos filhos de Amon, ao rei de Tiro e ao rei da Sidónia, por intermédio dos embaixadores que vêm a Jerusalém apresentar-se a Sedecias, rei de Judá, encarregando-os de levar aos seus senhores esta mensagem: Assim fala o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: 
Direis isto a vossos senhores: 
Eu sou Aquele que, por soberana força do Meu braço, criei a terra, os homens e os animais que nela se encontram, e dou o seu domínio a quem Me aprouver dá-lo. 
Agora entreguei todas estas terras ao meu servo Nabucodonosor, rei da Babilónia, a quem confiei também os animais dos campos, para que o sirvam (Bar 3, 16). Todas estas nações o servirão, assim como ao se filho e ao seu neto, até que chegue também a vez da sua terra, a qual será dominada por numerosas nações e poderosos reis. A nação ou reino que se recusar a servir Nabucodonosor, rei da Babilónia, e a inclinar-se diante do seu jugo, será castigada pela espada, pela fome ou pela peste - oráculo do Senhor - até, que sejam aniquiladas pelas suas mãos. 
Portanto, não deis ouvidos aos vossos profetas, adivinhos, sonhadores, astrólogos e feiticeiros, os quais vos disseram  que não sereis sujeitos ao rei da Babilónia. 
Porque são mentiras que vos profetizam, a fim de que sejais banidos por Mim da vossa terra, dispersados e venhais a perecer. 
Ao contrário, o povo que se inclinar diante do jugo da Babilónia, e o servir, deixá-lo-ei tranquilo na sua terra- oráculo do Senhor - a fim de a cultivar e nela habitar». 
Dirigi-me a Sedecias, rei de Judá, e anunciei-lhe as mesmas coisas, dizendo: 
«Submetei as vossas cabeças ao jugo do rei da Babilónia. 
Servi-o, a ele e a seu povo, e tereis vida. 
Por que motivo vos sujeitais a morrer, tu e o teu povo, de fome e da peste, como o Senhor predisse a todo o povo que recusasse servir o rei da Babilónia? 
Não queirais dar ouvidos às palavras dos profetas, dizendo-vos que não sereis submetidos ao rei da Babilónia, porque é mentira o que vos anunciam. 
Eu não os enviei - oráculo do Senhor - e eles mentem, proferindo oráculos em Meu nome. Por isso, Eu vos repelirei, e tanto vós como os vossos profetas perecereis». 
Dirigi-me também aos sacerdotes e ao povo, transmiti-lhes o que disse o Senhor: 
 «Não escuteis a voz dos profetas, que vos anunciam que os objectos do templo em breve voltarão da Babilónia. 
É falso o que profetizam. 
Não os escuteis. 
Submetei-vos ao rei da Babilónia para que possais viver. 
Por que há-de esta cidade ficar reduzida a um deserto? 
Na verdade, se são profetas inspirados pelo Senhor, que intercedam junto d'Ele para que os objectos que ficaram no templo, no palácio do rei de Judá e em Jerusalém, não sejam levados para a Babilónia! 
Porque eis o que diz o Senhor dos Exércitos acerca das colunas, do mar, dos pedestais e dos outros objectos que ficaram na cidade, e que Nabucodonosor, rei da Babilónia, não levou de Jerusalém para a BABILÓNIA  quando transportou Jeconias, filho de Joaquim , rei de Judá, juntamente com todos os notáveis de Judá e Jerusalém (2 Rs 24, 14-15; Mt 1, 11-12). 
Eis, repito o que diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel acerca dos objectos que ficaram no templo, no palácio do rei e em Jerusalém. 
Serão transportados para Babilónia - oráculo do Senhor - e ali permanecerão até ao dia em que Eu os for buscar e os fizer trazer e restituir a este lugar.



Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
28 de MARÇO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org