Nº 3084 - SÉRIE DE 2017 - (110) - SANTOS DE CADA DIA - 20 DEE ABRIL DE 2017 - DÉCIMO ANO DE PUBLICAÇÃO

Feliz Ano de 2017




Interior da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso









Caros Amigos:




Foto actual do autor




Nº 3084



Série - 2017 - (nº 110)

20 de ABRIL de 2017


SANTOS DE CADA DIA

10º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

===========================================

===========================================



INÊS DE MONTEPULCIANO, Santa
     



Em Montepulciano, Etrúria hoje Toscana, Itália, Santa INÊS virgem que aos nove anos tomou as vestes das virgens sagradas e ainda com quinze anos foi eleita, contra a sua vontade, superiora das monjas de Proceno; depois fundou um mosteiro em Montepulciano segundo a observância de São Domingos, onde deu exemplo admirável de verdadeira humildade. (1317)
Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga:

Numa aldeola chamada Graciano Vecchio, nas margens do lago Trasimeno, veio ao mundo em 1275 uma menina destinada a constituir umas das mais agradáveis memórias da ordem dominicana. Fachos misteriosos iluminaram o berço de INÊS. Apenas com 4 anos, já procurava lugar solitário para oferecer a Deus as orações a e a sua pessoa, e para pedir que lhe abençoasse os pais.

(...)  (...)  (...)

Chegada a sua últimas hora, levantando os olhos e as mãos, disse com sorriso encantador: «O meu muito amado pertence-me já não O deixarei». Pronunciando estas palavras, a sua alma voou para o seio de Deus. Isto a 20 de Abril de 1312. Tinha 43 anos..




Marcelino de Embrum, Santo

Em Embrum, na Gália, hoje em França, São MARCELINO primeiro bispo desta cidade, que, tendo vindo da África, converteu a fé de Cristo a maior parte desta região dos Alpes Marítimos e foi ordenado para esta sede episcopal por Santo EUSÉBIO DE VERCELAS. (374)


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga:

Com DOMINGOS e VICENTE, MARCELINO viera de África para evangelizar os Alpes franceses. Enviou os dois companheiros para os Baixos Alpes, reservando para si Enbrum e os Altos Alpes. Construiu uma igreja nesta cidade e convidou Santo EUSÉBIO DE VERCEIL (Piemonte) a vir consagrá-la. Este Santo fê-lo e conferiu a MARCELINO  a sagração episcopal.
(...)  (...)  (...)
São MARCELINO morreu a 13 de Abril de 374.




Oda, Beata



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga:

O Martirológio romano dizia assim neste dia: - «No Hainaut (Bélgica) a Beata ODA, virgem que, tendo fugido de maneira espantosa à insistência dum jovem que a desejava como esposa, se retirou para o mosteiro de Rivroelles, da Ordem Premonstratense, o qual governou depois santamente como prioresa.»
(...)  (...)  (...)
Quando chegou a última doença e as suas filhas lhe pediam para que não as esquecesse no céu, rogava a todas com humildade que a recomendassem a Deus, para que lhe perdoasse os muitos pecados. Morreu no dia de Páscoa, 20 de Abril de 1158, e foi enterrada no mosteiro da Boa Esperança, no qual tinha vivido.




ANICETO, Santo




Em Roma, Santo ANICETO papa, que recebeu fraternalmente o hóspede insigne São POLICARPO para dialogar com ele sobre o dia de Páscoa. (166)




SULPÍCIO e SERVICIANO, Santos


 Também em Roma, a comemoração dos santos SULPÍCIO e SERVICIANO mártires cujos corpos foram sepultados na Via Latina a três milhas da cidade. (data incerta)



SECUNDINO, Santo


Em Córdova na Hispânia Bética, hoje Espanha, São SECUNDINO mártir. (séc. IV)



MARCIANO, Santo



Em Auxerre, na Gália Lionense, hoje França, São MARCIANO monge. (488)

TEODORO "Triquinas", Santo



Em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, São TEODORO que, chamado TRIQUINAS por causa do áspero cilício de crinas que usava sempre, levou uma vida de grande virtude na solidão. (séc. V)

ANASTÁSIO DE ANTIOQUIA, Santo



Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo ANASTÁSIO bispo e mártir, que, no tempo do imperador Focas, foi cruelmente assassinado por sicários. (609)

HELIENA, Santa


No territorio de Laurino, perto de Paéstum, na Campânia, Itália, Santa HELIENA virgem que, firmemente animada pelas obras de Cristo retirando-se para um lugar deserto, se consagrou total e incansavelmente a Deus no serviço dos religiosos e dos enfermos. (séc. VIII)


VIÃO, Santo

Em Osnabruck, na Saxónia, Alemanha, São VIÃO bispo natural da Frísia, que foi enviado como abade pelo imperador Carlos Magno para evangelizar os saxões e depois, eleito bispo da igreja de Osnabruck suportou por Cristo muitas tribulações. (804)

GERALDO DE SALES, Beato

No mosteiro de Chateliers, Poitiers, França, o Beato GERALDO DE SALES que, vivendo pobre como cónego regrante e mais pobre ainda como eremita e entregue a árduas penitências, a muito inflamou no amor de Deus, atraindo-os à vida eremítica, e fundou numerosas casas de cónegos regrantes. (1120)


DOMINGOS VERNAGÁLLI, Beato


Em Pisa, na Etrúria hoje Toscana, Itália, o Beato DOMINGOS VERNAGÁLLI presbitero da Ordem Camaldulense que construiu um hospício para órfãos. (1218)



SIMÃO DE TÓDI RINALDÚCCI, Beato


Em Bolonha, na Emília-Romanha, Itália, o Beato SIMÃO DE TÓDI RINALDÚCCI presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho que instruiu os jovens estudantes e o povo de Deus com a palavra da sua pregação e o exemplo da sua vida. (1322)


JAIME BELL e JOÃO FINCH, Beatos

Em Lencastre, Inglaterra, os beatos JAIME BELL e JOÃO FINCH mártires; o primeiro, presbitero depois de ter passado 20 anos noutra confissão, orientado pela exortação de uma piedosa mulher reconciliou-se com a Igreja católica; o segundo, pai de família, agricultor e catequista, pela sua fé suportou durante muitos anos o cárcere, a fome e outros tormentos; no reinado de Isabel I ambos alcançaram ao mesmo tempo a felicidade eterna. (1584)


RICARDO SARGEANT e GUILHERME THOMPSON, Beatos

Em Londres, Inglaterra, os beatos RICARDO SARGEANT e GUILHERME THOMPSON, presbíteros e mártires que, condenados à morte por terem entrado como sacerdotes na Inglaterra e aí permanecerem , padeceram no patíbulo de Tyburn o extremo suplício. (1584)


MAURÍCIO MACKENRAGHTY, Beato


Em Clonmel, na Irlanda, o beato MAURÍCIO MACKENRAGHTY presbitero e mártir que, depois de dois anos de cativeiro recusando sempre a autoridade da rainha Isabel nos assuntos espirituais, foi condenado ao suplício do patíbulo. (1585)


ANTÓNIO PAGE, Beato

Em York, Inglaterra, o beato ANTÓNIO PAGE presbitero e mártir, homem pacifico e honrado, que foi condenado a cruéis torturas em ódio ao sacerdócio. (1593)


FRANCISCO PAGE e ROBERTO WATKINSON, Beatos

  

Em Londres, Inglaterra, os beatos FRANCISCO PAGE da Companhia de Jesus e ROBERTO WATKINSON presbíteros e mártires que, no reinado de Isabel I em ódio ao sacerdócio - o segundo ordenado presbitero apenas um  mês antes - foram ambos obrigados a subir simultaneamente ao patíbulo de Tyburn (1602)

ADENDA:  A história da perseguição anticatólica em Inglaterra, Escócia, País de Gales, decorreu entre 1535 e 1681; o primeiro a despoletá-la fui como é notório o rei Henrique VIII, que provocou o cisma d’Inglaterra com a Igreja Anglicana de Roma. No entanto, os menos cruéis foram, o próprio Henrique VIII e o seu sucessor EDUARDO VI (1547-1553). Os mais cruéis foram pois a terrível rainha ISABEL I a "rainha virgem" morta em 1603, Giacomo I Stuart, Carlos I, Oliver Cromwell, Carlos II Stuart. Durante 150 anos de perseguições, milhares de católicos ingleses independentemente do seu ramo social, testemunhando o ataque à fé católica e ao papa, recusaram o juramento e fidelidade ao rei, qjue se intitulava a Cabeça da religião do Estado.

CLARA BOSSATTA (Dina Bossatta), Beata


Em Pianello, junto ao lago Como, na Itália, a Beata CLARA BOSSATTA (Dina Bossatta) virgem, que, com o auxílio de São LUÍS GUANELLA fundou o Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência. (1887)


ANASTÁSIO PANKIEWIZ, Beato


No percurso do campo de concentração de Dachau para Hutheim localidade próxima de Linz, na Áustria, o beato ANASTÁSIO PANKIEWIZ presbitero da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, contra um regime opressor da dignidade cristã, deu testemunho da sua fé até à morte. (1942)



... E AINDA  ...

AFONSO DE ÓRIA, Beato

Francescano, morto ottuagenario, nel 1479, "non sine snctitatis opinione", nel convento di Santa Maria di Mosteiro, nella diocesi di Tuy in Spagna, dove fu sepolto. 
La sua festa si celebra il 20 aprile.



DONINO DE DIGNE, Santo


Ci è noto dalla Vita di s. Marcellino di Embrun. Venuto dall'Africa con Marcellino e Vincenzo, Donnino sbarcò a Nizza ed evangelizzò le Alpi Marittime. Marcellino divenne vescovo di Embrun verso il 362 ed inviò Donnino a predicare a Digne, di cui, sembra, lo consacrò vescovo dopo il 364. Alcuni ne pongono l'episcopato dal 313 al 340: il che è difficilmente ammissibile, non conciliandosi con la storia di s. Marcellino. Donnino fu dunque il primo vescovo di Digne ed edificò in questa città una chiesa alla Vergine. E' menzionato nel Martirologio Romano il 20 aprile. La sua festa si celebra a Digne il 13 febbraio, data in cui nel passato era commemorato anche ad Embrun.


ENDELIENDA, Santa



Figlia del re gallese Brychan, Endelienda si stabilì a Trenkenny, in Cornovaglia, vicino al monastero del fratello s. Nectan. La memoria di Endelienda vive nel nome del luogo Endellion, sulla manica di Bristol, ove essa venne sepolta. La sua tomba, distrutta ai tempi di Enrio VIII, venne in seguito restaurata e collocata a guisa di altare all’estremità della navata sud della sua chiesa. La cappella a Lundy Island, che porta il suo nome, le fu dedicata perchè ebbe forse in quel luogo un romitorio vicino a s. Nectan, ad Hartland. La sua festa è celebrata il 20 aprile, ma a St. Endellion le celebrazioni in suo onore avvengono nel giovedì dell’Ascensione e nei due giorni seguenti (specialmente al sabato)

ODA, Beata


SNata da nobile famiglia, fu promessa sposa dai suoi genitori a un giovane di nobile casato, ma Oda non volle mai consentire a celebrare il matrimonio. Alla fine, dopo lunghe resistenze da parte della famiglia, le fu concesso di entrare nel monastero premostratense di Rivreulle (Belgio, oggi dioc. di Tournai), del quale fu per un certo tempo superiora


SARA DE ANTIOQUIA, Santa


La ‘Vita’ di questa santa martire, ci mostra come è saldo il credo nel valore definitivo del Battesimo, quando è amministrato validamente. Unica fonte che racconta la sua vita è il ‘Sinassario Alessandrino’ che la commemora al 20 aprile; Sara era la moglie di un alto ufficiale dell’armata dell’imperatore Diocleziano, di nome Socrate, allora residenti ad Antiochia e ambedue cristiani, ma Socrate per timore, rinnegò la fede cristiana, mentre Sara invece continuò fedelmente a professarla

HUGO de ANZY-LE-DUC, Santo

Il beato Ugo, nativo di Poitiers, ricevette l’istruzione presso l’abbazia di San Savino di Poitou. Qui vestì anche l’abito religioso e fu ordinato presbitero. Ritiratosi poi a vita monacale nel monastero di San Pietro di Autun, si accrebbe la sua fama di grande riformatore ed attento amministratore. Coadiuvò in seguito l’abate Arnulfo nel riformare il monastero di San Martino nella medesima città. Collaborò invece con il beato Bernone nella riforma del monastero di Baume-les-Messieurs e nell’organizzazione del neonato monastero di Cluny


miscelania 003
»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las














Igreja antiga do Carvalhido - Porto


Blogue: 

 SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

Comentários